- Senadores dos Estados Unidos afirmam que adoção do Bitcoin em El Salvador levanta preocupações sobre a estabilidade econômica, lavagem de dinheiro e prejudica interesses americanos;
- Em resposta, El Salvador diz que os EUA não apoiam a liberdade e que o país vai continuar com Bitcoin.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, relatou na quarta-feira (23) como nunca – nem em seus sonhos mais loucos – achou que os Estados Unidos teriam medo do que ele estava fazendo em seu país.
O que sugere que os governantes dos EUA estejam com medo da adoção do Bitcoin no pequeno país da América Central é um projeto de lei no Senado, compartilhado na íntegra por Bukele:
Never in my wildest dreams would I have thought that the US Government would be afraid of what we are doing here. pic.twitter.com/QgJPa70mn0
— Nayib Bukele (@nayibbukele) March 23, 2022
O Senado dos EUA pede que sejam feitos relatórios sobre a adoção de criptomoeda como moeda oficial em El Salvador. O projeto foi introduzido pelos senadores Jim Risch (Republicano), Bill Cassidy (Republicano) e Bob Menendez (Democrata).
Uma publicação do site de relações estrangeiras do Senado americano explica que a lei deve requerer:
- Uma análise da adoção do Bitcoin por El Salvador como moeda legal e os riscos para a segurança cibernética, estabilidade econômica e governança democrática em El Salvador.
- Um plano para mitigar riscos potenciais para o sistema financeiro dos EUA.
Para Risch, a adoção do Bitcoin como moeda legal por El Salvador levanta preocupações significativas sobre a estabilidade econômica e a integridade financeira de um parceiro comercial vulnerável dos EUA na América Central.
“Esta nova política tem o potencial de enfraquecer a política de sanções dos EUA, capacitando atores malignos como a China e organizações criminosas organizadas. Nossa legislação bipartidária busca maior clareza na política de El Salvador e exige que o governo mitigue o risco potencial para o sistema financeiro dos EUA.”, disse o político.
Já para Cassidy, El Salvador está abrindo portas para cartéis de lavagem de dinheiro e pode prejudicar os interesses dos EUA.
“Se os Estados Unidos desejam combater a lavagem de dinheiro e preservar o papel do dólar como moeda de reserva do mundo, devemos enfrentar essa questão de frente.”
“Bitcoin é o dinheiro VSF!”, diz Nayib Bukele
Em um tweet aparentemente revoltado, o presidente de El Salvador afirmou que “O governo dos EUA NÃO defende a liberdade e isso é um fato comprovado.”
“Então vamos defender a liberdade. Começou o jogo! Bitcoin é o dinheiro VSF!”
The US Government DOES NOT stand for freedom and that is a proven fact.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) March 24, 2022
So we will stand for freedom.
Game on!#Bitcoin is FU money! https://t.co/1lwSM8s6OX
Essa não é a primeira vez que Bukele está enfrentando pressão externa por conta da “Lei Bitcoin”, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já mostrou preocupações e chegou a suplicar que o país volte atrás em sua decisão.
Continue lendo: