• Senadores dos Estados Unidos afirmam que adoção do Bitcoin em El Salvador levanta preocupações sobre a estabilidade econômica, lavagem de dinheiro e prejudica interesses americanos;
  • Em resposta, El Salvador diz que os EUA não apoiam a liberdade e que o país vai continuar com Bitcoin.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, relatou na quarta-feira (23) como nunca – nem em seus sonhos mais loucos – achou que os Estados Unidos teriam medo do que ele estava fazendo em seu país.

O que sugere que os governantes dos EUA estejam com medo da adoção do Bitcoin no pequeno país da América Central é um projeto de lei no Senado, compartilhado na íntegra por Bukele:

O Senado dos EUA pede que sejam feitos relatórios sobre a adoção de criptomoeda como moeda oficial em El Salvador. O projeto foi introduzido pelos senadores Jim Risch (Republicano), Bill Cassidy (Republicano) e Bob Menendez (Democrata).

Uma publicação do site de relações estrangeiras do Senado americano explica que a lei deve requerer:

  • Uma análise da adoção do Bitcoin por El Salvador como moeda legal e os riscos para a segurança cibernética, estabilidade econômica e governança democrática em El Salvador.
  • Um plano para mitigar riscos potenciais para o sistema financeiro dos EUA.

Para Risch, a adoção do Bitcoin como moeda legal por El Salvador levanta preocupações significativas sobre a estabilidade econômica e a integridade financeira de um parceiro comercial vulnerável dos EUA na América Central.

“Esta nova política tem o potencial de enfraquecer a política de sanções dos EUA, capacitando atores malignos como a China e organizações criminosas organizadas. Nossa legislação bipartidária busca maior clareza na política de El Salvador e exige que o governo mitigue o risco potencial para o sistema financeiro dos EUA.”, disse o político.

Já para Cassidy, El Salvador está abrindo portas para cartéis de lavagem de dinheiro e pode prejudicar os interesses dos EUA.

“Se os Estados Unidos desejam combater a lavagem de dinheiro e preservar o papel do dólar como moeda de reserva do mundo, devemos enfrentar essa questão de frente.”

“Bitcoin é o dinheiro VSF!”, diz Nayib Bukele

Em um tweet aparentemente revoltado, o presidente de El Salvador afirmou que “O governo dos EUA NÃO defende a liberdade e isso é um fato comprovado.”

“Então vamos defender a liberdade. Começou o jogo! Bitcoin é o dinheiro VSF!”

Essa não é a primeira vez que Bukele está enfrentando pressão externa por conta da “Lei Bitcoin”, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já mostrou preocupações e chegou a suplicar que o país volte atrás em sua decisão

Continue lendo:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.