A Haveno DEX, que estava há pouco tempo contratando programadores para a plataforma, tem como moeda base o Monero.

O anúncio, feito no Twitter, explica que devido ao valor atual do Monero, muito abaixo do momento em que a proposta foi cotada, a Haveno está sendo forçada a pausar o desenvolvimento de sua interface de usuário.  

A Haveno estava no processo de criação da primeira DEX (exchange descentralizada) focada completamente em privacidade e anonimato, com base no código da corretora Bisq.

A pausa deve ser apenas temporária

Em uma publicação mais detalhada, a Haveno afirma que a pausa deve durar apenas até o Monero recuperar seu valor. Apesar de essa “não ser uma decisão simples,” o projeto pretende evitar o esgotamento de fundos antes que a IU seja concluída.

Passfolio

A publicação também informa sobre o uso dos 775 XMR arrecadados anteriormente pelo sistema de crowdfunding do Monero, esclarecendo que já efetuaram pagamento por oito semanas de trabalho de desenvolvimento da equipe de frontend. Com o último pagamento efetuado hoje (15), a pausa começará. 

O trabalho continua

Por enquanto, a Haveno vai manter o foco no backend e na adaptação da interface de usuário e informa que, caso o mercado não se recupere a tempo da finalização do frontend para a data de lançamento projetada, a antiga interface do Bisq será utilizada. 

“Esta não é a situação ideal, mas temos que abrir mão de algumas coisas para evitar a paralisação. O projeto e o API ainda estão em andamento para que possamos retomar o trabalho na interface do usuário.”

A Haveno também convida a ajuda de desenvolvedores proficientes em Java ou Typescript, “mesmo para tarefas menores,” e conta com o apoio da comunidade também em forma de doações para o fundo utilizado para pagar recompensas e outras despesas. 

A comunidade está dividida?  

Em resposta ao tweet que anuncia as pausas, alguns seguidores demonstraram apoio, principalmente aqueles que fazem parte da área de desenvolvimento e se colocaram à disposição da Haveno para dar continuidade ao trabalho. 

No entanto, outros usuários disseram estar desapontados com o projeto pela falta de preparo em relação à volatilidade do mercado cripto. 

Alguns usuários também alegaram que, ainda que a queda no mercado realmente seja abissal, é preocupante que a Haveno simplesmente tenha acreditado que o preço permaneceria o mesmo, ou que ele aumentasse.

A Haveno se defendeu das críticas, dizendo que todas as informações necessárias para o público estão no post do blog. O que você acha? Comente sua opinião sobre a postura do projeto e a reação da comunidade.

Leia mais:

Passfolio