A exchange ZB.com perdeu quase $5 milhões de dólares, cerca de $25 milhões de reais, em um roubo que pode ter sido parte de outro ataque hack ocorrido nesta semana.
Agosto começou com inúmeras notícias sobre crimes e hacks no mercado cripto. Desde o ataque à rede Solana (SOL), que resultou no roubo de muitos milhões de dólares, até o hack contra uma ponte conhecida como Nomad no dia 1º.
Saiba mais: SEC acusa 11 indivíduos vinculados a um esquema de pirâmide cripto
A vítima da vez, no entanto, ainda não confirmou que sofreu um ataque. O que se sabe até o momento vem de informações da empresa de segurança PeckShield, que publicou dados mostrando que US $4.8 milhões haviam sido tirados da exchange ZB.com que, logo após, publicou o seguinte comunicado oficial:
“Prezados usuários,
Devido à uma falha repentina de algumas aplicações centrais, ainda é preciso tempo para solucionar o problema. Os serviços de depósito e saque estão agora suspensos. Por favor, não deposite nenhuma moeda antes da recuperação. Qualquer mudança está sujeita a um anúncio.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos pela sua paciência!
Obrigado por seu apoio!”
Os tokens retirados da exchange, incluindo SHIB, USDT e MATIC, foram então vendidos em diversas exchanges descentralizadas, novamente de acordo com a PeckShield:
The total funds being transferred out from @ZBexchange are ~$4.8M and here is the detailed breakdown of tokens: https://t.co/uMpkvxtOAo pic.twitter.com/xo373Zyge1
— PeckShield Inc. (@peckshield) August 3, 2022
O irônico, no entanto, é que a ZB.com lida com mais de US $1 bilhão em transações todos os dias, e se autodenomina “a exchange de ativos digitais mais segura do mundo.” Nenhuma informação sobre o ocorrido, além do aviso citado acima, foi oficialmente divulgada pela plataforma.
Leia também: