Mais uma solução de parear uma criptomoeda no valor do dólar foi introduzida recentemente, mas desta vez a ideia é estabilizar o preço de satoshis na Lightning Network do Bitcoin.

Criada pela empresa de tecnologia Galoy, a StableSats é uma espécie de stablecoin que não possui seu próprio token como USDT, USDC ou DAI. Em vez disso, o StableSats promete dólares apoiados por bitcoin.

No momento, ela funciona apenas no aplicativo Bitcoin Beach Wallet, uma carteira de bitcoin e lightning network custodial oferecida pelo projeto que iniciou a adoção do BTC em El Salvador. Conforme explicado pelo jornalista brasileiro de pseudônimo Namcios, os StableSats funcionam através de inverse perpetual swap contracts realizados na exchange OKX.

Ou seja, existe um risco de custódia (além da própria carteira) atrelado aos StableSats mas, por meio destes contratos no mercado, o usuário consegue possuir a qualquer momento a específica quantidade de satoshis no valor de X dólares, conforme opte por isso.

Passfolio

Uma explicação mais detalhada requer o entendimento de como funcionam as posições a descoberto (shorts). A Galoy, que garante o balanço fixo em dólares para o usuário, utiliza o bitcoin como garantia para abrir posições contra o preço da moeda. A utilidade disso é garantir que o custodiante mantenha um equilíbrio adequado entre não lucrar com a alta do bitcoin, mas também não sofrer prejuízo com as baixas, estabilizando o resultado.

Veja uma demonstração do StableSats do lado do usuário:

Em conjunto com o novo serviço, a Galoy anunciou o levantamento de US $4 milhões em uma rodada de investimento recente.

Basicamente, o StableSats é mais uma solução para trazer sintéticos de dólar para redes distribuídas e descentralizadas. Notoriamente, a Lightning Labs também levantou milhões para “bitcoinizar” o dólar.

Os trade offs destas soluções são enormes, pois existem desvantagens em compensação:

Leia também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.