A Grande Recessão deu origem – ou pelo menos popularizou – a duas principais tendências financeiras: Bitcoin e as políticas monetárias heterodoxas de flexibilização quantitativa e taxas de juros negativas.

Desde a recessão, os bancos centrais do mundo injetaram trilhões de dólares na economia, através de operações de mercado aberto e redução das taxas de juros, para manter os mercados de ações e os dados econômicos gerais em alta.

De acordo com vários analistas e investidores, a perpetuação dessas intervenções estatais ajudarão dramaticamente o Bitcoin, com as políticas monetárias heterodoxas agindo como combustível de foguete para o principal ativo criptográfico

Arthur Hayes, CEO da BitMEX, disse recentemente que, uma vez que o FED começar a intensificar suas políticas monetárias, o BTC poderá subir para US$ 20.000.

Por que a flexibilização quantitativa é um sinal bullish para Bitcoin?

Bem, isso tem muito a ver com inflação e oferta de moeda. Travis Kling, um ex-gerente de portfólio de um fundo líder de Wall Street, escreveu que as políticas acima mencionadas são uma oferta “entre os banqueiros centrais de desvalorizar suas moedas o mais rápido possível”.

Ele escreve que, com a “corrida do mundo inteiro” para ver quem pode desvalorizar sua moeda fiduciária o mais rápido, os ativos com verificável escassez devem começar a brilhar. Por isso, ele está obviamente se referindo a algo como Bitcoin. Como Kling disse em um evento recente:

“O Bitcoin é atualmente um ativo de risco. Mas é um ativo de risco com um conjunto específico de características que se tornam mais atraentes na medida em que as políticas monetárias e fiscais se tornam mais irresponsáveis.”.

Mas vale lembrar que o Bitcoin ainda dava os seus primeiros passos durante a última crise, em 2008, então pode-se dizer que a criptomoeda ainda não passou por um teste de sobrevivência. Enquanto o ouro, commodity milenar, sempre performou bem em meio a crises financeiras.

Você está preparado para uma possível crise financeira mundial? É bom decidir logo se será conservador comprando ouro ou arrojado comprando bitcoin, ou um pouco dos dois.