O universo das criptomoedas é cercado de mistérios, puzzles impossíveis de desvendar, bilionários anônimos, conspirações governamentais e até hoje não sabemos quem criou o Bitcoin. E a criptomoeda Grin parece repetir a mesma escrita do bitcoin.
Um outro mistério está surgindo e ele vem diretamente do mundo mágico de Harry Potter, passa pela deep web e chega em uma nova criptomoeda;
De Harry Potter aos mágicos do Bitcoin

Era noite de 01 de agosto de 2016, o IRC Bitcoin_wizards estava vazio e parado como na maior parte dos dias. Até que uma pessoa chamada Tom Elvis Jedusor, com o nick majorplayer apareceu :
“Oi, eu tenho uma ideia para melhorar a privacidade do Bitcoin, Um amigo que conhece a tecnologia disse que esse canal teria interesse http://5pdcbgndmprm4wud.onion/mimblewimble.txt“
Jedusor é um anagrama em francês para Lord Voldemort. Da mesma que forma que Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin e simplesmente desaparece depois de um tempo. Nosso Lord Voldemort deixou a receita de uma “magia” e sumiu.
O endereço .onion não existe mais, porém o desenvolvedor do Bitcoin Core Andrew Poelstra colocou o Mimblewimble disponível a todos.
A mágica do silêncio – Mimblewimble
O Mimblewimble apareceu pela primeira vez em Harry Potter pelo professor de Artes das Trevas de Hogwarts, Gilderoy Lockhart. A mágica serve para enrolar a língua do mago adversário, é um mecanismo de defesa.
Na vida real o Mimblewimble é um protocolo que faz a mesma coisa que a mágica, ou seja, ela é usada para prevenir que o blockchain fale as informações de seus usuários.
Se você é um usuário mais técnico, bom, vou deixar um podcast com Andrew Poelstra, que é um matemático na Blockcstream (empresa que tem um satélite usado para transmitir transações de bitcoin):
Criptomoeda Grin – a moeda “mágica” e o Facebook

Ontem, dia 20/11 tive mais uma surpresa com toda essa história.
O mega investidor e “pai monetário” do Facebook, Peter Thiel, resolveu investir na empresa envolvida no desenvolvimento da primeira implementação do Mimblewimble.
A criptomoeda Grin foi o primeiro projeto a implementar o Mimblewimble em uma testnet. Seu lançamento oficial ocorrerá em em 15 de janeiro de 2018. Apesar do grande investimento de Peter Thiel, a Grin será um projeto completamente comunitário.
Outro projeto também pretende usar esse mesmo protocolo como base, é o Beam, mas dele vamos falar em outro post.
Você acha que o projeto vai dar certo? Deixe nos comentários sua opinião e não esqueça de assinar nosso canal no telegram, Facebook, Twitter e Instagram.