Cointimes

ADs

Haddad pode ser ministro, o que isso significa para o bitcoin?

Fernando Haddad Ministro da Fazenda

Fernando Haddad parece ser o nome mais provável para Ministro da Fazenda do governo Lula e ele possui um posicionamento favorável à maior centralização do dinheiro. Tudo isso ocorre nas vésperas da votação do PL das Criptos. O que isso significa para o bitcoin?

Respondendo a pergunta: Não significa absolutamente nada. O bitcoin e outras redes de dinheiro descentralizado continuarão existindo e funcionando em qualquer lugar do mundo, independente da vontade de qualquer governo.

Mas é fato que decisões de um Estado forte podem influenciar a acessibilidade a estas ferramentas de auto-soberania, dificultando seu uso em alguns cenários específicos, então vale a pena entender o que o possível Ministro da Fazenda de Lula, Fernando Haddad, pensa sobre bitcoin, dinheiro descentralizado e soberania individual.

Fernando Haddad para Ministro da Fazenda do governo Lula

O PT parece querer, já em maioria, a dobradinha de Fernando Haddad e Persio Arida nos mistérios da Fazenda e Planejamento, respectivamente.

O dono do BTG, André Esteves, disse que a nomeação de Haddad para Ministro da Fazenda conseguiria “pacificar metade da Faria Lima”. Fazendo referência à percepção e aceitação do mercado financeiro brasileiro sobre a eleição de Lula para presidente a partir de 2023.

O mercado fiduciário tradicional parece contente com a perspectiva que vem ganhando mais força nos meios políticos, mas o que isso significa para o mercado de criptomoedas?

Haddad quer mais centralização econômica e menos soberania

Em janeiro de 2018, o provável futuro Ministro da Fazenda de Lula compartilhou um “Interessante artigo do Washington Post sobre bitcoin”.

Haddad sobre o bitcoin

O artigo basicamente caçoa da solução descentralizada e da soberania financeira proporcionada pelo bitcoin, além dos conhecimentos econômicos dos apoiadores libertários.

Em setembro de 2021, Fernando Haddad alertou seus seguidores no Twitter sobre o perigo dos países da América Latina em perderem a soberania de suas moedas, compartilhando um artigo da Folha de São Paulo sobre protestos em El Salvador, após adoção do bitcoin pelo presidente Nayib Bukele.

Fernando Haddad sobre El Salvador

Já discutimos algumas vezes que El Salvador talvez não seja o melhor exemplo de adoção de bitcoin, já que essa adoção não ocorreu de forma voluntária e horizontal, mas sim a partir de uma decisão centralizada e vertical. Mas ainda assim, o possível futuro Ministro erra ao falar sobre a perda de soberania causada pelo Bitcoin.

Saiba mais:

“Países da América Latina perderão um a um a soberania sobre suas moedas”, diz Haddad sobre Bitcoin

Também é preciso lembrar que El Salvador já não possuía soberania monetária, antes mesmo do BTC se tornar moeda de curso legal no país que utilizava o dólar norte-americano (USD) como moeda. Sem nenhuma soberania.

Todo esse posicionamento fica muito claro com seu post mais recente sobre o assunto, defendendo a criação de uma moeda única para a América Latina.

Fernando Haddad sobre uma moeda única na América Latina.

Fernando Haddad, futuro Ministro da Fazenda, é um forte defensor da unificação monetária entre países vizinhos ao Brasil. Trazendo mais centralização e menos soberania para o dinheiro de cada um destes países e para os indivíduos que residem neles.

Com a integração de uma moeda única, os poderes centrais garantem mais controle sobre o câmbio e o uso de dinheiro. Esta seria a antítese máxima do bitcoin e do dinheiro descentralizado. Algo muito semelhante ao que ocorre na Zona do Euro.

Seria possível então ver uma maior rejeição às criptomoedas nos próximos quatro anos, caso Haddad se torne Ministro da Fazenda, liderando as decisões econômicas no Brasil.

Votação da PL das Criptos

Neste cenário de incerteza, a PL das Criptos, que pretende regular o setor e os prestadores de serviços relacionados com criptomoedas no país, teve sua votação adiada para a próxima terça-feira.

A PL das Criptos é polêmica e move diferentes opiniões entre especialistas e representantes do mercado. Caso sua votação continue sendo prorrogada, como já vem ocorrendo há meses, ela poderia cair nas mãos do próximo governo (Lula). Que possivelmente compartilha de opiniões semelhantes às de seu companheiro de partido, Fernando Haddad.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!