Apesar do mercado de altas em 2020 e 2021, as instituições têm permanecido à margem do mercado cripto, e se sentem aliviadas com isso.
Pelo menos foi o que argumentou recentemente um estrategista de investimento da JPMorgan, uma das mais conhecidas sociedades gestoras de participações sociais, indicando que o interesse na classe de ativos de tais investidores é “efetivamente inexistente.”
Um dos períodos mais notáveis para o mercado de criptomoedas, no qual os preços dos ativos aumentaram constantemente, começou no final de 2020 e durou cerca de um ano, com os preços alcançando novos patamares. O bitcoin, por exemplo, passou de menos de US $10.000 para US $69.000 dentro desse prazo, tornando-se um ativo de trilhões de dólares na época.
Houveram múltiplos relatos durante este ciclo que os grandes investidores individuais, bem como as instituições, estariam entrando na onda da indústria, incluindo MassMutual, One River, e outros.
Entretanto, o analista sênior de investimentos da JPM, Jared Gross, acredita que este interesse ou desapareceu ou nunca sequer existiu. Ele culpou a maior volatilidade e argumentou que a maioria das instituições está aliviada por não ter participado do mercado no ano passado por causa de tudo o que aconteceu em 2022 e da gigante queda dos preços.
“Como uma classe de ativos, as criptomoedas são efetivamente inexistentes para a maioria dos grandes investidores institucionais. A volatilidade é muito alta, e a falta de um retorno intrínseco as tornam muito custosas.
A maioria dos investidores institucionais provavelmente está respirando aliviada por não ter entrado nesse mercado, e provavelmente não o fará tão cedo,” disse ele durante um podcast com a Bloomberg.
Vale notar que a JPMorgan sempre teve uma relação controversa com a indústria cripto. Em setembro deste ano, o banco havia aberto uma vaga para Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Pagamentos, para se juntar à sua divisão Web 3, Cripto, Fintech, & Metaverso. Meses depois, em novembro, a JPMorgan fez sua primeira transação DeFi na Polygon, e registrou patente para desenvolver uma carteira digital de criptoativos.
Isso faz com que alguns especulem que a empresa usa os mercados de alta para aumentar seu próprio mercado, como foi o caso após a compra da MassMutual.
Leia também: