Passfolio

Com os tokens presos em staking, investidores do Ethereum 2.0 acumulam perdas não realizadas entre 50% e 55%.

Staking na Beacon Chain

O Ethereum 2.0 é a atualização mais esperada em toda a indústria blockchain em 2022. Essa atualização irá transformar a rede, há dois anos, híbrida (PoW+PoS) do Ethereum integralmente em consenso por Proof of Stake (PoS).

Investidores de ETH 2.0 apostam no sucesso da rede que irá surgir através de uma mesclagem entre a Blockchain Principal (Proof of Work) e a Beacon Chain (Proof of Stake). Essa mesclagem foi batizada pelos desenvolvedores de “The Merge”.

A Beacon Chain está funcionando desde dezembro de 2020 – até então o consenso era apenas PoW. E desde novembro de 2020 já era possível que investidores de Ethereum 2.0 fizessem staking de seus ethers (ETH) na rede PoS para ganhar rendimentos com a validação dos blocos nessa Chain e criação de novas moedas, mais as taxas, ambas entregues aos validadores como recompensa e incentivo para que se tornassem stakeholders e travassem liquidez de capital no protocolo.

Passfolio

Até que o The Merge ocorra, no entanto, ao se tornar um node validador, depositando um mínimo de 32 ETH em staking, ainda não é possível recuperar (sacar) estes valores. Eles ficam presos no contrato inteligente até que o Ethereum 2.0 se torne realidade e poderão ser resgatados após um tempo ou quantidade de blocos pré-determinados.

Saiba mais: Centralização no Ethereum 2.0 preocupa seu criador, Vitalik Buterin

Investidores de ETH 2.0 registram perdas não realizadas

Como já explicado nesta matéria, perdas não realizadas ocorrem quando o preço atual de mercado está abaixo do preço médio das compras passadas de uma determinada carteira/endereço.

Elas são chamadas de não realizadas, pois não ocorre a consolidação do prejuízo com a venda, apenas uma desvalorização no capital ativo do investidor.

Para o caso dos investidores de Ethereum 2.0, na Beacon Chain, não existe nem mesmo a possibilidade de realizarem estas perdas, já que os tokens colocados em staking não podem ser retirados para venda.

De acordo com o relatório da Glassnode, ao comparar o preço de compra de moedas que foram depositadas no protocolo do ETH 2.0 (US $2.390), com o preço de mercado no momento da publicação do relatório (US $1.060), existe uma perda não realizada de ~55% para os validadores da rede.

Perdas dos investidores de ETH 2.0
Fonte: Market Pulse – Glassnode

No momento de redação desta matéria, ether (ETH) está sendo negociado em cerca de US $1.200, o que melhora um pouco o cenário para os stakeholders da futura rede, mas ainda resulta em perdas de cerca de 50%.

Estes investidores colocaram seu próprio capital em risco, apostando no sucesso do The Merge e agora tudo o que podem fazer é torcer para que o desenvolvimento seja um sucesso e o mercado aceite as mudanças tão importantes que virão para o Ethereum 2.0.

Leia mais:

Passfolio