Cointimes

Liquidação Fantástica: Cerca de $1,5 bilhões de dólares em 48h

Liquidação Total

O jogo das baleias (donos de grandes quantidades de criptomoedas) pode ser perigoso e, nas últimas 48 horas, ele gerou um prejuízo de quase US $1,5 bilhões para traders do mundo inteiro. Uma liquidação fantástica – de um jeito ruim – para todos aqueles que decidiram jogá-lo.

O jogo das baleias

Em derivativos, diferente do mercado à vista, o investidor não está comprando ou vendendo um ativo que tem em carteira, mas simplesmente fazendo uma aposta, usando os ativos de outras pessoas (normalmente da exchange/corretora), sobre qual será o comportamento do mercado.

Ele usa os ativos da casa, muitas vezes contra ela mesma. É um tipo de operação muito arriscada por tratar com valores, na maioria das vezes, alavancados, mas ainda mais arriscado por estar apostando contra as grandes baleias do mercado que controlam toda essa informação interna, fluxo de ativos e detém grande capital que pode ser utilizado para gerar pressões compradoras ou vendedoras conforme seu interesse.

A máxima utilizada nos cassinos também é válida neste mercado: “A casa nunca perde”.

Por quê liquidação fantástica?

O conceito de liquidação pode variar dependendo do contexto e do autor.

No mercado de criptomoedas, normalmente o termo é utilizado para descrever o fenômeno em que a posição de um trader no mercado de derivativos (normalmente operando em margem ou futuros) é fechada pela própria exchange após atingir um limite de perdas total ou parcial. Esse limite pode ser definido pela própria exchange ou pelo patrimônio do trader que está sendo utilizado como colateral para as operações alavancadas.

Quando é atingido o limite, o contrato que o trader está operando é encerrado e ele assume o prejuízo (tomando um rekt) que é a diferença da abertura da posição, com o fechamento da posição pela exchange.

E fantástica, bom… Fantástica porque os números são realmente chocantes.

Na metade de novembro ocorreu um massacre de liquidações bem próximo do atual, com US $873,05 milhões liquidados em 24h, mas dessa vez foi ainda maior.

$889,46 milhões de dólares em 24h

Na metade do dia 06 de janeiro foi registrado pelo site Coinglass uma fantástica liquidação de US $889,46M em 24 horas, deixando 224.892 traders no prejuízo.

Reprodução coinglass com dados sobre valores da liquidação fantástica

No mesmo registro, nas primeiras 12h destas 24h as perdas foram de quase US $600 milhões!

Como medida comparativa, para que você possa entender o tamanho do prejuízo, no dia 07 de janeiro foram registradas perdas de US $536,48M, o que já é um número extremamente alto e devastador para o mercado, mas ainda foi menor do que nas primeiras 12h do dia anterior.

Reprodução coinglass com dados sobre valores da liquidação fantástica

No segundo dia de liquidação, 139.740 traders perderam a aposta contra o mercado, resultando em 364.632 perdedores (o equivalente à 12% de toda a população de Brasília).

O valor total liquidado nestas 48h foi de US $1.425,94 milhões, ou $1,42B USD.

Para se ter uma ideia do tamanho das perdas, se convertermos 1 bilhão em segundos isso seria equivalente a cerca de 32 anos.

O valor da liquidação fantástica destes dois dias equivale ao valor – em dólar – dos bitcoins comprados pela Tesla no ano passado.

Nestes dois dias, o campeão de liquidações foi o líder do mercado, Bitcoin (BTC), com uma soma de US $511,2M (~35% do total) de prejuízo, seguido por Ethereum (ETH) com US $394,97M (~27%), sendo responsáveis por mais da metade de todo o prejuízo gerado, graças a seu alto volume de negociação e capitalização de mercado sobre as demais.

Moral da história

O mercado de derivativos pode oferecer ganhos muito maiores – através da alavancagem – do que o mercado à vista, e geram um comprometimento temporário com o ativo através de um contrato bilateral que inclusive pode proteger o trader em relação à liquidez (capacidade de transformar o ativo em dinheiro).

Mas ele também abre portas para perdas maiores, muitas vezes realmente devastadoras, principalmente quando realizado por investidores menos experientes.

Além disso, a aposta em futuros cria uma dependência sobre a instituição (a “casa”) onde estes contratos estão sendo adquiridos e negociados.

O investidor precisa que a instituição se mantenha honesta e saudável para realizar seus lucros, e pouco pode fazer se algum problema grave acontecer na metade do caminho (antes do vencimento do contrato).

Leia mais:

Qual a importância de ter a soberania de seus investimentos?

Queda do Bitcoin se aprofunda e Ibovespa registra primeira alta do ano – Resumo de Mercado

Por que você deve manter sua boca fechada sobre bitcoin

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading