Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, apresentou sua visão para 2030, que apresenta criptomoedas com um certo destaque.

“Descentralizar oportunidades” é um de seus objetivos. Leia na íntegra o que ele disse sobre esse aspecto:

“Na última década, o crescimento mais rápido da economia ocorreu no setor de tecnologia. Na próxima década, espero que a tecnologia continue a criar oportunidades, mas mais por permitir que todas as outras partes da economia façam melhor uso da tecnologia e cresçam mais rapidamente.

A área em que estamos mais focados é em ajudar pequenos negócios. Nos nossos serviços, mais de 140 milhões de pequenos negócios já alcançaram clientes – geralmente de graça.

Hoje, isso assume a forma de um empreendedor que cria uma conta no Facebook, Instagram ou WhatsApp e depois se comunica com as pessoas gratuitamente ou compra anúncios para divulgar sua mensagem de maneira mais ampla.

Na próxima década, esperamos construir as ferramentas de comércio e pagamentos para que todas as pequenas empresas tenham acesso fácil à mesma tecnologia que anteriormente apenas as grandes empresas tinham.

Se conseguirmos que qualquer um possa vender produtos através de uma loja no Instagram, enviar mensagens e apoiar seus clientes através do Messenger ou enviar dinheiro para casa de qualquer país instantaneamente e a baixo custo através do WhatsApp – isso ajudará bastante a criar mais oportunidades ao redor o mundo.

No final das contas, uma economia forte e estável vem do sucesso das pessoas em geral, e a melhor maneira de alcançar isso é fazer com que pequenos negócios possam efetivamente se tornar companhias de tecnologia.”

O Facebook anunciou no ano passado seus planos para lançar uma criptomoeda baseada em blockchain, a Libra, que seria lastreada por algumas moedas fiduciárias.

A declaração acima sugere que Zuckerberg pretende continuar esse projeto com o objetivo de incorporar funcionalidades de pagamentos nas redes sociais que ele administra.

Continue lendo: Mark Cuban diz que Libra do Facebook é a maior ameaça ao Bitcoin