Passfolio

Michael Saylor, da MicroStrategy, deixa seu papel de CEO para se tornar diretor executivo da empresa, de acordo com uma declaração divulgada pela empresa na terça-feira (02). 

O presidente da empresa, Phong Le, assumirá o papel de CEO, no qual Saylor atuou desde o lançamento da MicroStrategy, em 1989. A MicroStrategy abriu seu capital em 1998.

As ações da MicroStrategy (MSTR) caíram mais de 48% este ano. O Bitcoin, por sua vez, perdeu mais de 51% de seu valor durante esse mesmo período.

“Acredito que a divisão das funções de diretor executivo e CEO nos permitirá melhor prosseguir com nossas duas estratégias corporativas de aquisição e retenção de bitcoin, e de crescimento de nosso negócio de software de análise empresarial. 

Como diretor executivo, serei capaz de me concentrar mais em nossa estratégia de aquisição de bitcoin e iniciativas de defesa relacionadas, enquanto que Phong terá o poder de gerenciar as operações corporativas em geral como CEO.” 

Afirmou Saylor no comunicado.

O anúncio veio junto da divulgação do balanço do segundo trimestre deste ano, no qual suas receitas totais caíram 2,6% em comparação com o ano anterior. A empresa também relatou uma taxa de impairment de US $918 milhões sobre o valor de seus ativos digitais.

A MicroStrategy pode estar, tecnicamente, no negócio de software empresarial e serviços baseados em nuvem, mas Saylor disse que a empresa de capital aberto também funciona como o primeiro e único ETF spot de Bitcoin nos Estados Unidos.

Um ETF spot de Bitcoin investe diretamente em BTC, o que significa que os compradores terão exposição à criptomoeda sem precisar mantê-la ou armazená-la em plataformas ou carteiras privadas.

“Se você quiser ter 2% de exposição ao bitcoin, colocaria 2% do seu portfólio na MicroStrategy e os outros 98% do seu portfólio, você pode investir no que quiser.”

Saiba mais: MicroStrategy é o mais próximo que temos de um ETF de Bitcoin, diz Michael Saylor

Até agora, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) só aprovou ETFs de futuros do Bitcoin, ao invés da própria moeda. A comissão se recusou a permitir qualquer um dos pedidos formais para um ETF baseado no Bitcoin em si.

“Se houvesse uma ETF spot, seria uma taxa de 1%, e não seria alavancado. Com a MicroStrategy, temos uma empresa de software que gera fluxo de caixa, então convertemos nossos fluxos de caixa em bitcoin.”

Disse Saylor em abril.

A MicroStrategy tem adicionado bitcoin ao seu balanço corporativo nos últimos dois anos. A empresa agora gastou cerca de US $4 bilhões adquirindo bitcoin a um preço médio de US $30.700. 

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br