A maior Pool de mineração da Monero, MineXMR, com 41% da hashrate da rede, anunciou que está encerrando suas atividades e recomenda que mineradores migrem para a pool descentralizada p2pool.

Pool de monero

No dia 15 de fevereiro de 2022, a pool de mineração de Monero (XMR), MineXMR, foi protagonista (ou antagonista) de um sinal de “alerta geral” para a comunidade da maior moeda descentralizada com foco em privacidade por capitalização de mercado.

Saiba mais: Pool de mineração da Monero próxima a 51% de hashrate; e agora?

Conforme explicamos na matéria acima, a empresa que reúne hashrate de pequenos mineradores e distribui o pagamento referente às recompensas de bloco para cada um – proporcionalmente ao proof-of-work gerado – passou a acumular uma porcentagem muito grande das taxas de hash da rede, o que colocou a descentralização e a segurança do projeto em risco.

MineXMR encerrando atividades, incentivo à p2pool

A MineXMR, no entanto, surpreendeu a comunidade da Monero com o anúncio em seu site de que vai encerrar as atividades no dia 12 de agosto de 2022, ao mesmo tempo em que sugeriu aos seus mineradores direcionarem sua prova de trabalho para a pool descentralizada: p2pool.

Fonte: minexmr.com

A p2pool é um projeto voluntário de código aberto, dirigido pela comunidade, sem uma entidade central no controle e que funciona de forma totalmente peer-to-peer.

O que significa que, mesmo que a p2pool fosse responsável por 100% da hashrate gerada, ainda assim não haveria risco grave de segurança, como o fato de uma entidade centralizada obter 51% do consenso.

Claro que o cenário ideal é a maior descentralização possível e uma concentração muito grande da hashrate em uma única plataforma ainda pode trazer alguns outros problemas, mas é preferível uma concentração superior na p2pool, do que os 41% atuais da MineXMR.

Gráfico pizza da distribuição de hashrate da monero.
Fonte: Twitter/DontTraceMeBruh

Por quê fechar agora?

A comunidade está especulando sobre os motivos da decisão da MineXMR, já que ser responsável por >40% da hashrate gerada na rede garante boas recompensas para os mineradores, que é parcialmente absorvida pela pool.

Comentário sobre encerramento da MineXMR no reddit.
Wow, this is pretty big. MineXMR directly telling miners to switch to P2Pool shows they probably do care about the network and aren't malicious, but I wonder why they're shutting down? It coincides with the hard-fork as well.

Hopefully the majority of miners will actually listen and use P2Pool instead of just switching to pool #2.
Fonte: /r/Monero

A opinião mais popular até o momento é de que a decisão foi feita com a intenção de proteger a rede e contribuir para a descentralização, que estava ameaçada, após várias tentativas sem sucesso de direcionar os mineradores para outras pools.

Ao contar com um serviço superior, credibilidade e ser a primeira opção no google para “Pools de Mineração de Monero”, muitos mineradores iniciantes imediatamente começam a trabalhar para a MineXMR com seus computadores.

Por mais incrível que possa parecer uma empresa abrir mão de sua “vaca leiteira” em prol da rede, os benefícios de utilizar uma moeda descentralizada, peer-to-peer e privada como a XMR podem muitas vezes superar os ganhos imediatos gerados pelo serviço, então faz sentido escolher proteger a rede em meio ao dilema.

Outra opção provável é devido ao fato de que no dia 13 de agosto a Monero passa por um hard-fork que trará algumas mudanças importantes para o protocolo.

Entre as mudanças da nova atualização:

  • Um aumento no ‘ring size de 11 para 16
    • Sendo o maior aumento absoluto de todos os tempos em anonimato base (leia-se: negação plausível ou privacidade básica) para todas as transações na rede.
  • Algoritmo Bulletproofs atualizado, “Bulletproofs+”, que reduzirá o tamanho típico da transação em ~5-7% e irá melhora o desempenho típico da validação em ~5-7%, tornando cada transação mais leve e rápida.
  • Visualize tags, uma maneira brilhante de reduzir os tempos de sincronização da carteira em 30-40%.
  • Mudanças de taxas, melhorando a segurança e resiliência da rede a mudanças rápidas no mercado de taxas ou ataques de entidades maliciosas.
  • Principais correções e melhorias multi-sig, incluindo patches de segurança críticos.

Então o encerramento das atividades poderia ser também uma rejeição do hard fork proposto, mas até agora nenhum pronunciamento oficial sobre isso foi feito, o que diminui a probabilidade de ocorrer, já que com 41% da hashrate a pool teria uma força muito grande para influenciar sua vontade para o restante da rede.

Recentemente a Monero atingiu também o tail emission, com o corte das recompensas sendo realizado pela última vez. Ao diminuir as recompensas de bloco em meio à um bear market, o lucro da MineXMR sofreu um corte muito relevante, então é possível também que a decisão seja devido a limitações financeiras ou de caixa, para manter a plataforma funcionando.

Saiba mais: Histórico: Monero (XMR) teve o seu último “halving”, entenda

Consequências para a XMR

No curto prazo, é possível vermos uma queda brusca da hashrate na rede da Monero, piorando temporariamente a segurança, até que todos os mineradores tenham completado a mudança para a p2pool ou outra plataforma de sua escolha.

Caso uma quantidade muito grande de hashrate seja direcionada para a segunda maior pool atual (nanopool), com 19% de hashrate, o evento poderia ser catastrófico a nível de descentralização.

Caso o poder sobre o consenso seja bem distribuído e pulverizado, principalmente se ocorrer para a p2pool, o fechamento da MineXMR será muito positivo no médio e longo prazo para a Monero, deixando a rede mais forte, mais resiliente, mais descentralizada e mais segura.

No momento da redação desta matéria, XMR/USD está sendo negociada por US $160,00.

O entusiasta Seth for Privacy preparou um guia ensinando a minerar na p2pool.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.