O software de espaço do usuário permanece de código fechado, mas no dia 11 de maio a NVIDIA abriu formalmente seus módulos do kernel da GPU Linux, e os manterão abertos daqui para frente.

Nos últimos 20 anos, a NVIDIA tem oferecido suporte aos drivers Linux com seus drivers, mas com o sucesso de drivers de código aberto da AMD, muitos usuários haviam suplicado para que a NVIDIA abrisse seus drivers. Os módulos de kernel abertos da NVIDIA são considerados “prontos para produção, opt-in” para as GPUs de centro de dados. 

Para as GPUs GeForce e workstation, o código do módulo de kernel aberto é considerado “qualidade alfa,” mas será aumentado com futuros lançamentos. Apenas o Turing e GPUs mais novas terão suporte para o driver de código aberto.

A partir do novo ramo R515 do driver NVIDIA Linux, o instalador do driver terá a opção para os usuários que queiram usar os módulos de kernel existentes ou mudar para o código aberto do driver. O código de driver do kernel aberto também estará disponível no GitHub.

A NVIDIA também aceitará contribuições da comunidade para o código onde houver mérito ou bugs sendo tratados, mas um certificado de habilitação em programação (CLA) é necessário para assinar o código com a NVIDIA.

O anúncio da NVIDIA diz que este lançamento é “um grande passo para melhorar a experiência de utilização das GPUs NVIDIA no Linux, permitindo uma integração mais estreita com o sistema operacional, bem como garantindo que desenvolvedores possam integrar e contribuir com a comunidade.” 

Também é possível especular que o uso empresarial desempenhou um papel nesta estratégia, visto que a ação pode abrir portas para o desenvolvimento de softwares de mineração mais eficientes.

Na semana passada, o Cointimes noticiou o novo software da Nicehash que desbloqueia as placas GPU LHR da Nvidia, e que a empresa está sob acusações da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) pois, segundo a SEC, a Nvidia não revelou que mineração de criptoativos havia aumentado sua receita

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br