O Ethereum é atualmente a maior plataforma descentralizada de contratos inteligentes do mundo. O ETH possui quase 20% de dominância líquida no mercado de criptomoedas, segundo dados do Coingolive.

Mas, gradualmente, alguns competidores estão se desenvolvendo e podem conquistar seu espaço apresentando um crescimento significativo.

Do atual top 10 em capitalização de mercado, somente quatro moedas são focadas em pagamentos, e duas são stablecoins. Os outros 6 projetos são direcionados a criar uma plataforma para contratos inteligentes e aplicações diversas.

Neste texto, apresentaremos as principais concorrências do Ethereum e os respectivos potenciais de valorização, em caso de sucesso de cada projeto. Leia mais após o web story.

Binance Smart Chain (BSC)

A Binance Coin (BNB), moeda nativa da rede blockchain da Binance, foi a primeira que se aproximou do Ethereum em capitalização de mercado, inclusive preocupando significativamente os “maximalistas de Ethereum”.

Desde que a moeda da Binance deixou de rodar na rede Ethereum (como um token ERC-20) e partiu para sua própria blockchain, ela invadiu a cena de contratos inteligentes e plataformas para aplicativos descentralizados. A sua maior crítica, porém, é justamente a falta de descentralização no desenvolvimento e validação da rede.

Se a BNB crescesse para alcançar o ETH em capitalização de mercado, enxergaria uma valorização de 376%. Usamos a ferramenta de “Calcular Preço” do Coingolive para chegar nesse resultado e vamos repetir esse cálculo com as demais criptomoedas deste texto.

Solana (SOL)

A Solana é possivelmente a competidora de maior destaque atualmente, com um ecossistema crescente e comunidade forte. Seu potencial de alta até chegar ao nível de mercado do Ethereum é de 766%.

Apesar de números impressionantes de adoção de desenvolvedores e usuários, a quantidade de ataques DDoS e a resolução, discutivelmente centralizada, preocupa os investidores. 

Velas (VLX)

A criptomoeda Velas é uma cópia do código da SOLANA (SOL). Seu potencial de alta até chegar ao nível de mercado do Ethereum é de 52.000%. 

 O que chama atenção no projeto é a sua ligação com empresas como CoinPayments e Mind AI, startups que estão crescendo no mercado de criptomoedas e inteligência artificial respectivamente. 

Cardano (ADA)

A Cardano foi criada por um co-fundador do Ethereum e o seu desenvolvimento é feito de forma cuidadosa, seguindo os parâmetros de trabalhos científicos. Se chegar a superar o Ethereum, pode subir 717%.

Apesar de ter um desenvolvimento mais lento, de acordo com a equipe Cardano, o rigor acadêmico ajuda a Cardano a ser durável e estável, aumentando a chance de que possíveis erros possam ser evitados.

Saito (SAITO)

A SAITO é uma criptomoeda ainda bem “fora do radar” focada em soluções de camada 1. Seu potencial de alta até o Ethereum é de 368.918%.

A Saito é um projeto da Web3 Foundation que executa aplicativos em blockchain diretamente no navegador. A rede paga ISPs (provedores de dados e forte infraestrutura) em vez de mineradores ou stakers, permitindo que os projetos da Web3 financiem a infraestrutura em vez de repassar os custos para monopólios como o Infura.

Terra (LUNA)

A Terra é um protocolo blockchain que usa stablecoins atreladas a moedas fiduciárias para alimentar sistemas de pagamentos globais com preços estáveis. Se bem sucedida o suficiente para desafiar o market cap do Ethereum, poderá crescer até 1.216%.

​​A Terra se diferencia de outras plataformas blockchain por meio do uso de stablecoins descentralizadas, afirmando que combina os benefícios sem fronteiras das criptomoedas com a estabilidade de preços diária das moedas estatais.

Avalanche (AVAX)

Próxima do top 10 criptomoedas com maior capitalização de mercado, a Avalanche se destaca por velocidade, custo baixo e sustentabilidade. Se chegar no nível de mercado do Ethereum, pode valorizar 1.715%.

A sua eficiência pode atrair aplicativos de contratos inteligentes a serem implantados na Avalanche, a fim de oferecerem uma vantagem competitiva em relação a custo e velocidade, além do marketing verde.

Polkadot (DOT)

A Polkadot promete uma interoperabilidade entre blockchains. Seu potencial de alta comparado ao Ethereum é de 1.335%.

A Polkadot tem potencial como competidora do Ethereum por conta da escalabilidade da sua rede multichain fragmentada, que é capaz de processar muitas transações em várias cadeias em paralelo (“parachains”).

O efeito de rede do Ethereum, porém, deve tornar uma tarefa difícil para qualquer blockchain superá-lo em adoção. Qual a sua opinião sobre o tema? Esquecemos de algum importante competidor? Deixe seu comentário abaixo.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.