Coingoback

O preço do ouro esta semana está forçando os investidores a perguntarem se o ativo está dando uma pausa ou enfrentando um declínio ainda mais acentuado. Acompanhar o preço do ouro pode ser especialmente importante para os investidores de Bitcoin, visto que a correlação com o metal precioso chegou a atingir 70% mês passado.

Auxílios governamentais ao redor do mundo sem precedentes, taxas de juros negativas e um dólar enfraquecido empurraram o ouro para uma alta recorde acima de US$ 2.075 a onça no início de agosto.

Embora alguns bancos, incluindo Goldman Sachs Group Inc. e Bank of America Corp., prevejam preços ainda mais altos, o ressurgimento do dólar fez com que o ouro perdesse alguns de seus ganhos.

Isso é apenas um revés temporário para o metal precioso? Aqui estão alguns gráficos que fornecem dicas sobre para onde o ouro vai a seguir:

Dominância do dólar

O principal motor do ouro agora é o dólar. Esta semana, a moeda norte-americana se fortaleceu, mesmo com o Banco Central dos EUA permanecendo flexível nas taxas de juros.

Veja também: Ouro ou Bitcoin? Que tal escolher os dois?

A revigoração recém-vista do dólar está ligado a queda das esperanças de mais estímulo dos EUA. Isso pode ter explicado a queda no ouro, mesmo com o pico de infecções por Covid-19 em toda a Europa e as mortes ultrapassando 200.000 nos EUA.

Queda no preço do ouro no mercado à vista e aumento do índice do dólar americano. Fonte: Bloomberg
Queda no preço do ouro no mercado à vista e aumento do índice do dólar americano. Fonte: Bloomberg

“O dólar norte-americano firme é como uma pedra de moinho em volta do pescoço dos preços dos metais preciosos e está pressionando o ouro apesar do aumento da aversão ao risco”, escreveu Carsten Fritsch, analista do Commerzbank AG, em uma nota. Ainda assim, a política do Fed permanecerá expansionista por anos, então “a força do dólar dificilmente durará”, disse ele.

Títulos públicos

O apelo ao investimento do ouro durante o verão foi polido, com as taxas de títulos públicos americanos caindo cada vez mais em território negativo. Desde o início de agosto, essas taxas têm se mantido estáveis e será necessário um aumento significativo nas expectativas de inflação para reduzi-las.

Rendimentos do tesouro estagnados. Fonte: Bloomberg.
Rendimentos do tesouro estagnados. Fonte: Bloomberg.

Com a recuperação econômica global cambaleando à medida que o vírus se espalha, é improvável que a inflação predomine nas mentes dos investidores, de acordo com Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.

Eleições voláteis

Nos últimos 20 anos, o ouro tendeu a se mover bastante antes e depois das eleições presidenciais dos EUA, à medida que os investidores avaliam o impacto potencial sobre o dólar, os rendimentos do tesouro e o risco político global.

A eleição americana de novembro será potencialmente a mais preocupante em décadas, fomentando a incerteza que o ouro certamente desfrutará. O Bitcoin, principal criptomoeda do mercado, também deve sofrer uma alta volatilidade neste período.

Gráfico do preço do ouro com marcações em verde nas datas das eleições americanas. Fonte: Bloomberg.
Gráfico do preço do ouro com marcações em verde nas datas das eleições americanas. Fonte: Bloomberg.

Veja também: Projeto de lei americano quer unificar legislação sobre criptoativos

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br