“Nenhum dinheiro ou carro de luxo, o confisco foi de NFTs”. É assim que inicia a publicação da Polícia da Holanda sobre o atípico caso desta semana.

A Equipe de Crimes Cibernéticos da Polícia da Holanda Oriental apreendeu várias criptomoedas e alguns NFTs em uma investigação em andamento.

O confisco se deu em um caso de comércio em larga escala de dados privados. A polícia prendeu dois homens, um de 23 anos em sua casa na noite de terça-feira (15/03) e outro homem de 19 anos na sua casa na manhã do dia seguinte.

Os dados privados, também chamados de leads, geralmente contém informações pessoais como números telefônicos, documentos ou mesmo dados bancários, e são muitas vezes adquiridos por golpistas para encontrarem novas vítimas.

A polícia rastreou os dois homens por meio de mensagens por meio de um serviço de bate-papo – onde eles buscavam compradores para os dados vazados. Vários aparelhos que guardavam os dados roubados foram encontrados e apreendidos nas casas dos suspeitos. Após a pesquisa inicial, uma grande quantidade de dados já foi encontrada. Os aparelhos de dados ainda estão sendo examinados.

Dentre os itens confiscados, estão criptomoedas e NFTs, que de acordo com as autoridades, representam um valor, e portanto podem ser tomados como produtos de delitos criminais, “como normalmente acontece com carros caros ou grandes quantias de dinheiro.”

“Estamos encontrando cada vez mais criptomoedas, especialmente em investigações sobre crimes cibernéticos. Os serviços de investigação estão, portanto, confiscando cada vez mais criptomoedas. Esta é a primeira vez que NFTs são apreendidos por um serviço de investigação holandês.”, concluiu a polícia.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br