A criptomoeda Monero vem ganhando diversas melhorias ao longo dos últimos meses e a última é uma pool de mineração descentralizada. 

Criada pelo desenvolvedor anônimo SChernykh, a P2Pool resolve um sério problema de todas as criptomoedas que utilizam o sistema de Proof-of-Work, a centralização das pools de mineração. 

O que é uma pool de mineração?

As pools de mineração são importantes meios para unir o poder de mineração de diversos computadores e pessoas diferentes, com mais força computacional o grupo na pool tem mais chances de achar um bloco do que sozinho. 

Contudo, algumas pools acabam ganhando muito poder sobre a rede, centralizando o processo de mineração e se tornando um ponto de falha. 

No caso do Monero a situação é ainda mais complexa, a criptomoeda é famosa pela sua forte enfase em anonimato e privacidade. Por esses motivos ela é perseguida e temida por governos autoritários ao redor do globo. 

Leia também:

Temendo represálias governamentais algumas empresas de tecnologia fecham as portas para qualquer coisa relacionada a Monero. Isso aconteceu recentemente com a MoneroOcean, uma pool de mineração centralizada.

A MoneroOcean foi proibida de operar nos serviços da AWS, mesmo a empresa sabendo de antemão quem eram os operadores da empresa.

Seja sua própria pool

A pool descentralizada criada por SChernykh resolve esse problema e ainda dá a vantagem de uma fee 0% em comparação as taxas de até 3% cobradas pelas pools tradicionais de XMR.

“P2Pool combina as vantagens da piscina e da mineração solo. Você ainda controla totalmente o seu nó Monero e o que ele minera, mas você recebe pagamentos frequentes como em uma piscina regular. Ninguém pode usar suas plataformas de mineiros para um ataque de 51%!”- afirmou o desenvolvedor.

História da P2Pools

Apesar de novidade na criptomoeda Monero, as P2Pools surgiram em 2011 no bitcoin. Os nodes dos mineradores nas P2Pool trabalham em uma cadeia de blocos similar ao blockchain, essa cadeia continuamente regula a dificuldade de mineração.

Os mineradores são pagos de acordo com o trabalho que fizeram na cadeia e geralmente quem descobre o bloco ganha 0,5%. 

As P2Pools de Monero são uma grande inovação, visto que o código da criptomoeda é completamente diferente do Bitcoin e tem suas próprias regras e peculiaridades. O software ainda está em beta, mas já pode ser usado baixado GitHub

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br