Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, sempre foi um personagem misterioso e um grande número de jornalistas e pesquisadores já tentaram descobrir a identidade do inventor. E uma nova teoria sugere que o cypherpunk Len Sassaman seja o programador por trás da primeira criptomoeda do mundo. 

Em 21 de fevereiro de 2021, um escritor de nome Leung publicou um estudo abrangente que examina a possibilidade de Len Sassaman ser Satoshi Nakamoto. A pesquisa conta com uma série de fatos que sugerem que o proeminente Len seja o rosto misterioso responsável pela revolução do dinheiro.

Quem foi Len Sassaman?

Len Sassaman (1980–2011) foi um cypherpunk e defensor da privacidade durante sua vida. Sua esposa disse ao público que ele cometeu suicídio em 3 de julho de 2011, meses após a saída de Satoshi do desenvolvimento da rede e última postagem no fórum BitcoinTalk. 

Após a morte de Len, a Black Hat Briefings divulgou que um tributo a Sassaman foi incorporado ao blockchain do BTC. O autor que publicou as evidências mostra como o obituário  de Len foi vinculado à blockchain da criptomoeda.

Parte da homenagem deixada a Len. Fonte: Pastebin. Possível criador do Bitcoin teria cometido suicídio em 2011, veja a teoria
Parte da homenagem deixada a Len. Fonte: Pastebin.

Embutido em cada nó da rede Bitcoin está um obituário. […] É um memorial a Len Sassaman, um homem essencialmente imortalizado no próprio blockchain. Um tributo adequado em mais de uma maneira.

O estudo afirma que quando Sassaman tinha 22 anos, ele já tinha experiência em criptografia para construir os alicerces do Bitcoin. “Len se distinguiu como uma autoridade em criptografia de chave pública”, destaca o relatório de Leung. 

Outro fato interessante sobre Sassaman é que ele trabalhou com o popular e agora falecido Hal Finney, provavelmente o segundo nome mais importante para o desenvolvimento do Bitcoin, e a primeira pessoa a realizar uma transação na rede juntamente com Satoshi.

Essencialmente, Leung disse que Sassaman e Finney tinham uma forte semelhança que incluíam o desenvolvimento de tecnologia de Anonymous Remailer (respostadores anônimos). Sassaman era o principal mantenedor do código do Anonymous Remailer Mixmaster e do Randseed.

“Enquanto os primeiros repostadores simplesmente encaminhavam informações enquanto removiam a identidade do remetente”, escreve Leung. “Protocolos como o Mixmaster (o repostador mais popular) dependiam de nós descentralizados para distribuir blocos de tamanho fixo de informações criptografadas em uma rede P2P”, disse Leung.

A arquitetura do Bitcoin é muito semelhante à dos repostadores, embora seus nós transmitam dados de transações no lugar de mensagens. Em 1997, o fundador do criptoanarquista Tim May até propôs uma moeda digital baseada em repostadores.

Leung também mostra evidências da colaboração de Len Sassaman com o CEO da Blockstream, Adam Back, quando Adam o listou como um colaborador de um artigo de pesquisa e em um memorando da Mixmaster. O relatório de Leung observa que, em certa época, Adam Back “sugeriu que Satoshi pode ter sido um desenvolvedor de repostadores.”

Adam Back também foi suspeito de ser o misterioso Satoshi Nakamoto.

Satoshi era um acadêmico americano?

O estudo, publicado em 21 de fevereiro, também detalha como Sassaman se tornou pesquisador e Ph.D. no Grupo de Pesquisa em Segurança de Computadores e Criptografia Industrial (COSIC). Leung observa que o consultor da COSIC era ninguém menos que o ‘pai da moeda digital’ David Chaum.

Leung também menciona o relacionamento de Sassaman com o criador do BitTorrent, Bram Cohen. Sassaman trabalhou com Cohen em um projeto chamado Pynchon Gate e os dois ajudaram a desenvolver uma conferência anual de tecnologia Codecon.

Enquanto isso, durante o período em que o BTC estava sendo desenvolvido e iniciado (2008-2010), o relatório de Leung observa que algumas pessoas presumiram que Satoshi Nakamoto era um acadêmico durante aqueles anos. 

“Acho que ele é um acadêmico, talvez um pós-doutorado, talvez um professor”, disse o desenvolvedor de Bitcoin Gavin Andresen certa vez.

As contribuições e comentários de código de Satoshi aumentaram fortemente durante as férias de verão e inverno”, enfatizou Leung. “Mas diminuiu gradualmente no final da primavera e no final do ano, quando um acadêmico estaria fazendo e/ou avaliando as provas finais.

Além disso, como Sassaman estava localizado na Bélgica durante o desenvolvimento do Bitcoin, isso também coincide com a opinião de que Satoshi estava na Europa desenvolvendo a criptomoeda. Estudos recentes sugerem que Satoshi estava criando o projeto em Londres.

Estranhamente, Len usava o mesmo inglês britânico de Satoshi, embora fosse americano”, detalhou Leung. “Como a COSIC estava sediada em Leuven, Len morava na Bélgica durante o desenvolvimento do Bitcoin. Isso é saliente, visto que uma série de fatos sugere que Satoshi estava vivendo na Europa, explicou o estudo.

Leia mais: Pesquisa sugere que Satoshi Nakamoto lançou Bitcoin em Londres

Adicionado a Wikipedia

O relatório de Leung carece de uma forte evidência que poderia levar as pessoas a identificar Len Sassaman como Satoshi. Além disso, assim como Hal Finney, Sassaman não está mais entre nós, o que torna difícil especular se ele poderia ou não ser o inventor do Bitcoin.

Foi adicionado a biografia de Len no Wikipedia que “Ele é considerado um forte candidato a Satoshi Nakamoto.”. O autor do estudo disse que ele estava hesitante em especular sobre a identidade de Satoshi, mas as alegações de Craig Wright o fizeram acreditar que o assunto da identidade é importante:

“Com Craig Wright fraudulentamente reivindicando crédito e invocando uma reivindicação de direitos autorais para tirar o whitepaper Bitcoin do ar, é importante revisitarmos o tópico e relançar a discussão em torno dos cypherpunks que realmente criaram o Bitcoin.”

Leia mais: Mercado negro que popularizou o Bitcoin ganha filme, assista ao trailer


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!