Em meio à queda, adoção. Dois postos de gasolina são os primeiros a aceitar Bitcoin Cash como pagamentos em criptomoedas sem intermediários, na Flórida.

Postos de Gasolina aceitam BCH como pagamento

O youtuber Ryan Griffin (3,6 mil inscritos) registrou o momento em que dois postos de gasolina localizados no sul da Flórida decidiram começar a aceitar pagamentos em cripto, sem intermediários – da mesma forma como eles aceitam dinheiro em espécie para pagamentos gerais.

Bitcoin Cash ou Bitcoin

A moeda escolhida pelos estabelecimentos foi o Bitcoin Cash (BCH), que é uma outra rede, em blockchain diferente do Bitcoin (BTC), resultado de um fork realizado em 2017 após uma discussão da comunidade do Bitcoin sobre o rumo que o projeto tomaria.

A comunidade que construiu o BCH defendia um aumento do tamanho dos blocos, para proporcionar uma maior escalabilidade, maior quantidade de transações por segundo e menores taxas – fazendo com que a moeda continuasse apta para funcionar como um “Sistema de Dinheiro Eletrônico Ponta-a-Ponta”, como desenhado no whitepaper original por Satoshi Nakamoto.

Passfolio

A outra parte, que assumiu o ticker BTC, defendia que o tamanho dos blocos não deveria ser alterado, pois isso poderia prejudicar a descentralização, dificultando a acessibilidade de rodar um node completo, com toda a blockchain, por computadores domésticos – já que na época a capacidade de hardware ainda era muito inferior do que o que já temos hoje em dia.

As decisões surtem efeitos variados até hoje, fazendo com que o Bitcoin Core (BTC) seja o preferido dos mineradores, por oferecer maior rentabilidade com taxas e maior necessidade de blocos para um mesmo número de transações – cada bloco hoje paga 6,25 BTC para o minerador que o encontrar.

O BTC também foi a escolha principal do mercado, sendo o ativo de maior capitalização que seu “irmão”.

Mas o BCH vem liderando a adoção como meio de pagamento “peer-to-peer” (que não necessita de intermediários), utilizando a própria blockchain. Recentemente a ilha São Cristóvão e Névis foi um grande pólo de adoção da moeda, chegando até mesmo à uma franquia do KFC, que passou a aceitar Bitcoin Cash.

Saiba mais: Adoção: Além da Bitcoin City, agora temos a ilha do Bitcoin Cash

Estes negócios aceitam BCH ao mesmo tempo em que os preços de todo o mercado estão sendo puxados violentamente para baixo e o FED aumenta as taxas de juros para níveis históricos nos Estados Unidos.

Saiba mais: FED realiza maior aumento na taxa de juros em 28 anos, BC do Brasil deve fazer o mesmo?

Além disso, o Bitcoin (BTC) tem visto o menor nível de atividade em sua blockchain desde 2010, quando cada unidade custava menos de US $0,50. Isso ainda é efeito das decisões passadas, fazendo com que o “uso” do BTC esteja concentrado fora da rede principal como nos seguintes casos:

  • Uso para trade e especulação, com transações em Exchanges Centralizadas (CEXs);
  • Uso para Finanças Descentralizadas em Ethereum, com bitcoin sintético (wBTC);
  • Uso em redes paralelas, que utilizam protocolo próprio, como a Lightning Network (LN).

Leia mais:

Mulher dormindo com o símbolo do Bitcoin em cima

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.