Passfolio

O estrategista de ações na empresa de serviços financeiros Morgan Stanley advertiu hoje (21) que mais desvantagens podem aparecer no futuro próximo. 

O S&P 500 é uma referência de índice das ações cotadas na bolsa de valores de Nova Iorque, qualificadas em relação ao tamanho de mercado. Na sexta-feira (17), o índice encerrou a sessão em 3.674,84 e está saindo de sua pior semana desde março de 2020.

Por conta disso, o Morgan Stanley acredita que uma recessão pode fazer o S&P 500 cair ainda mais, entre 15 e 20%. O motivo seria que o mercado não está atualmente sendo precificado considerando a recessão, que tem uma probabilidade de 50-50%, segundo o estrategista Mike Wilson.

Não estamos dizendo para as pessoas abandonarem completamente o investimento em ações. Estamos apenas dizendo que não vai ser um caminho fácil daqui para frente.

Apontou Wilson

O estrategista sugeriu que o mercado vai ter muita dificuldade em seguir em frente “até saber que o risco da recessão está extinto, e não teremos certeza sobre isso por pelo menos mais três ou quatro meses.”

Passfolio

Ainda assim, Wilson disse que uma transição suave continua sendo possível, e que o cenário de referência da empresa para 2022 não conta com uma recessão, mas as chances de que ela aconteça sobem “significativamente” em 2023. 

O Banco Central dos EUA vem aumentando as taxas em um esforço para conter os números da inflação mais alta dos últimos 40 anos. A mudança teve um impacto imediato no mercado imobiliário, que Wilson disse ser o “motor mais importante da economia dos EUA.”

Saiba mais: Empresa construtora tem ações rebaixadas por Wells Fargo em meio à baixa no setor

Além disso, Wilson disse que as previsões de ganhos estão altas demais tendo em vista as pressões inflacionárias, que estão contraindo as margens de lucro. 

O estrategista também adverte que “há momentos em que se quer muito entrar no mercado. Este ainda não é um desses momentos, mas também não é o fim do mundo. É um mercado cíclico de baixas, eventualmente conseguiremos sair dele.”

Leia também

Passfolio