Cointimes

Sam Bankman-Fried pode aceitar extradição para os EUA

Sam Bankman-Fried (SBF) escoltado após sua prisão nas Bahamas. Crédito: Reuters (Dante Carrer).

Sam Bankman-Fried, o fundador e ex-CEO da exchange FTX, deve renunciar legalmente sua contestação ao processo de extradição para os Estados Unidos, de acordo com uma reportagem da Reuters publicada nesta segunda-feira (19 de dezembro), citando fontes que “possuem conhecimento da situação.” 

Poucos dias atrás, SBF foi mandado para a prisão após ter pedido de fiança negado por risco de fuga. O ex-CEO da FTX está detido nas Bahamas desde sua prisão na segunda-feira passada (12), em conexão com múltiplas alegações criminais.

Antes de sua detenção, em múltiplas entrevistas após a queda da FTX, que ocorreu no mês passado, Bankman-Fried negou orquestrar um esquema de fraude e abusar da lei financeira.

A extradição abrirá o caminho para um longo confronto legal nos EUA. A acusação alega que Bankman-Fried usou bilhões de dólares em depósitos roubados de clientes para pagar despesas e dívidas, bem como para fazer investimentos para seu fundo de hedge de criptomoedas, a empresa irmã da FTX, Alameda Research.

SBF pode passar o resto da vida atrás das grades

Não ficou claro por que Sam Bankman-Fried mudou de ideia e decidiu não contestar sua extradição. Seus advogados não responderam aos pedidos de comentários. Um representante da Procuradoria dos Estados Unidos também se recusou a comentar.

Ao chegar aos Estados Unidos, Bankman-Fried provavelmente seria mantido no Centro de Detenção Metropolitano no Brooklyn, embora, de acordo com a Reuters, alguns réus federais estejam sendo mantidos em prisões nos arredores de Nova Iorque devido à superlotação nas instalações, disse o advogado de defesa Zachary Margulis-Ohnuma.

Se declarado culpado por todas as acusações, a SBF pode passar o resto de sua vida na prisão com uma sentença de 115 anos. Bankman-Fried também enfrenta alegações de fraude pela SEC e pela Commodity Futures Trading Commission.

Nos últimos dias, as informações sobre a detenção da SBF têm sido escassas. A prisão Fox Hill em Nassau, onde Bankman-Fried está preso, foi questionada no passado por suas más condições, como superlotação e problemas de saneamento básico, incluindo uma infestação de roedores (que supostamente já foi resolvida).

Além das condições citadas acima, e dando força às denúncias de superlotação, existem também relatos indicando que SBF compartilha uma cela com outros cinco indivíduos.

Algumas teorias da comunidade cripto sugerem que SBF decidiu não contestar sua extradição por acreditar em condições melhores em prisões norte-americanas. Alguns especulam também que SBF teria aceitado ficar nas Bahamas, onde ele residia, por achar que não seria preso, ou porque tentaria subornar as autoridades para sair mais cedo da prisão. 

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading