Cointimes

ADs

Stablecoins e o real digital

Estas duas classes de ativos demonstram a metamorfose pela qual o dinheiro vem passando ao longo da história.

O longo ciclo de baixa não significa que o mercado não se aqueça para novidades. Vamos entender um pouco de dois tipos de ativos que fazem parte do ecossistema cripto: as stablecoins e o real digital.

O que são stablecoins e o real digital?

Diferentemente de uma alternative coin (altcoin), que é considerada uma alternativa ao Bitcoin, as stablecoins são estabilizadas principalmente a uma moeda física.

As stablecoins atualmente posicionadas entre as 7 maiores criptomoedas, com valor total de mercado em mais de US $150 bilhões, estão pareadas em dólar. Vale apontar também o crescimento exponencial desta classe de ativo digital desde 2020.

Principais stablecoins por capitalização de mercado: USDT, USDC e BUSD

Essa migração aponta uma clara mudança na forma como tratamos o dinheiro, como o capital está sendo realocado, e também as estratégias que os investidores têm utilizado para se beneficiar no mercado de criptomoedas.

Então, quando você converte seu dinheiro de uma corretora para uma stablecoin, você está convertendo o equivalente a um determinado dinheiro físico. As stablecoins são utilizadas principalmente para migração de uma criptomoeda em casos de queda de mercado, como meio de “proteção” à volatilidade negativa.

Balanço de stablecoins em exchanges
Saldo de stablecoins em exchanges. Fonte: Glassnode

Já o real digital nada mais é do que uma CBDC, sigla para Central Bank Digital Currency ou moeda digital do banco central. A ideia do projeto é criar uma versão paralela da moeda fiduciária normal, de modo que ela esteja representada dentro do mundo criptográfico de finanças.

Teoricamente, isso facilitaria em pagamentos e recebimentos de forma digital. Um bom exemplo seria o imposto de renda, onde o usuário não precisaria declarar sua receita pelo fato de que todos os dados de transação já estariam de modo imediato na base de dados do governo.

Pontos positivos e negativos

O real digital vem com muitas polêmicas agregadas a ele, principalmente quando se trata de controle do indivíduo.

Quando falamos de criptomoedas e, principalmente, de Bitcoin, estamos falando da soberania e liberdade total do indivíduo. Mas, no contexto geral, essa novidade pode ser benéfica para a maioria da população, principalmente em relação à facilidade e velocidade de usabilidade do dinheiro.

CBDCs

Tudo dependerá principalmente de como a moeda for introduzida. Se ela for alocada em uma blockchain onde o usuário possa ter a facilidade de transferência para corretoras, por exemplo, seria uma excelente porta de entrada para o mercado cripto.

No contexto geral, stablecoins não são altcoins, e o real digital não é uma stablecoin. Todos esses meios mostram como, no contexto geral, o dinheiro mudou nos últimos anos, e cabe a você, investidor, querer ou não entender esse novo mundo que surgiu e poder se beneficiar com as novas oportunidades do mercado de criptomoedas.

Para saber mais sobre stablecoins, real digital e outros temas do universo cripto, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!