As tensões entre os EUA e China no passado levaram a um aumento do interesse em Bitcoin. Mas agora que a economia está em lockdown, espera-se que o agravamento das relações entre os dois países tenha um impacto negativo sobre os ativos no curto prazo.
O aumento das tensões entre os EUA e a China pode ser responsável pelo momento de queda do Bitcoin?
Leia também:
- China alerta para possível conflito com os EUA devido à reação ao COVID-19
- O pesadelo chinês está chegando para o dólar, diz Forbes
As tensões estão aumentando entre EUA e China
No início de 2019, a guerra comercial entre EUA e China começou a ferver. Durante esse período, o ouro havia iniciado uma nova corrida de alta e o Bitcoin subiu para os 13 mil dólares.
Os dois ativos começaram a esfriar ao lado da briga. Até que o coronavírus chegou, e cada país voltou sua atenção para a saúde e segurança pública e suspendeu as relações negativas.
Desde então, as acusações sobre as subnotificações de casos e até mesmo da criação do vírus em laboratório está levando a um retorno do relacionamento desagradável entre as duas superpotências globais.
Some wacko in China just released a statement blaming everybody other than China for the Virus which has now killed hundreds of thousands of people. Please explain to this dope that it was the “incompetence of China”, and nothing else, that did this mass Worldwide killing!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 20, 2020
Enquanto os países entram nessa guerra política de narrativas, os investidores podem sentir impactos negativos nos seus ativos, como aconteceu hoje com a queda de 0,41% do Dow Jones. O medo afasta os investidores do risco.
Bom ou ruim para o Bitcoin?
A pior situação para os investidores é quando o medo, a incerteza e a dúvida obscurecem seu julgamento. Isso leva a vendas de pânico como o que foi testemunhado em março passado na Quinta-feira Negra.
O Bitcoin está se recuperando desde os mínimos estabelecidos naquele dia fatídico, mas as tensões entre o presidente da China Xi Jinping e o presidente dos EUA, Donald Trump estão saindo de controle e são motivo de grande preocupação de outro colapso.
As duas principais superpotências econômicas estão lutando devido ao impacto do vírus. Gerando estresse adicional devido a tarifas, acordos comerciais fracassados e potencialmente a guerra, isso poderia ser um golpe esmagador na chance de recuperação de cada país.
Embora, eventualmente, as tensões possam fazer os investidores se voltarem para o acúmulo de ativos mais sólidos como Bitcoin e ouro, os dois ativos estão mostrando sinais de que seus ganhos recentes estão desacelerando.
Todavia, em meio ao caos e as falhas dos bancos ao redor do mundo, as características mais sólidas do Bitcoin estão se provando como extremamente importantes nesse período.
Veja também: Nick Szabo afirma que ativos digitalizados centralizados são profundamente inseguros