Em meio a uma longa batalha judicial contra a Ripple, por supostamente vender títulos sem autorização da SEC, o novo presidente da agência afirmou em uma entrevista à TV que vários tokens do mercado cripto são de fato securities.

Em conversa no quadro Squawk Box, da CNBC, Gary Gensler disse:

“Eu acho que na medida em que algo é um título (ou não), a SEC tem muita autoridade para definir e muitos cripto tokens – não vou chamá-los de criptomoedas neste momento – são de fato títulos. O Presidente anterior indicou isso. A SEC anterior trouxe inúmeras ações de coação para trazer alguns desses tokens de contrato de segurança ou investimento para as regras.”

Isso pode sinalizar uma interpretação possível – não é apenas o XRP sendo considerado como um título, mas um monte de tokens que vão cair na mesma categoria.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, em diferentes ocasiões, criticou a SEC por sua falta de clareza. Sua luta com os órgãos reguladores americanos ainda continua. Ele declarou em uma entrevista recente: “A SEC disse que o XRP é um título. E agora estamos envolvidos em uma discussão no tribunal. Até agora, sinto-me bem com a forma como está a correr [o processo], mas é certamente frustrante. ”

Gensler então deixou claro sua posição em relação ao Bitcoin ser um ativo descentralizado, sem risco de ser considerado uma security. Ele adicionou:

“Mas existem alguns [cripto tokens] que são como o Bitcoin. Se eu puder me concentrar [no BTC] – que representa cerca de metade desta classe de ativos de dois trilhões de dólares agora – ele é uma reserva digital de valor escasso, mas altamente volátil, e há investidores que querem negociá-lo por sua volatilidade, em alguns casos apenas por sua correlação mais baixa com outros mercados.”

Gensler comentou ainda sobre a necessidade de regulação para a proteção do investidor. Ele disse:

“Então, se um investidor deseja negociar naquele Bitcoin, entendendo que é altamente volátil, altamente especulativo, mas se ele quiser negociar com base nisso, não colocamos alguma proteção ao investidor, e é isso que eu estava dizendo. Acho que há uma lacuna em nosso sistema agora.“

Veja também: Bitcoin pode alcançar US$250.000 em 5 anos, diz CEO da Morgan Creek Capital


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das maiores exchanges do Brasil e do mundo, e compre Bitcoin, Ethereum, USDT e outras principais criptomoedas pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!