Cointimes

Vitalik Buterin declara estar “meio feliz” que ETFs cripto estão sendo rejeitados

Vitalik Buterin, criador do Ethereum e autor da piada de primeiro de abril "Em defesa ao maximalismo do Bitcoin"

O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, opinou recentemente sobre a regulamentação cripto, observando que ele está “meio feliz” que os legisladores continuam a rejeitar aplicações de fundos de investimento cripto negociados na Bolsa de Valores.

Em uma longa e controversa thread no Twitter, Buterin enfatizou que a indústria cripto ainda está em seus estágios iniciais de atração de adoção institucional devido à necessidade de uma estrutura regulatória abrangente para governar o mercado.

O desenvolvedor de software acredita que o espaço cripto precisa de tempo para atingir certo crescimento, com um modelo regulatório completo que possa efetivamente eliminar os maus atores do ecossistema antes de abraçar os ETFs.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) negou vários pedidos de ETFs spot de Bitcoin no ano passado, incluindo um apresentado pelo principal gerente global de ativos, Grayscale Investments, no início deste ano.

Buterin fala sobre regulamentos DeFi

Buterin também compartilhou suas ideias sobre os regulamentos relativos ao setor de finanças descentralizadas (DeFi), observando que a ideia de implementar as regras Know-Your-Customers (KYC) em projetos DeFi não impedirá que os hackers abusem de tais protocolos.  

Ele ainda apontou que as regras só se aplicariam ao front-end das plataformas, enquanto os hackers escrevem códigos para interagir com contratos inteligentes através do back-end.

O cofundador do Ethereum também mencionou que as regras no front-end poderiam funcionar se focadas nos limites de alavancagem, exigindo transparência sobre auditorias e uso de portões com testes baseados em conhecimento em vez de impor regras mínimas de valor líquido.

Com isso em mente, Buterin destacou os dois principais objetivos das políticas reguladoras: a proteção do consumidor e a impossibilidade para os atores maliciosos de movimentar fundos pelo ecossistema.

Ele observou ainda que as questões em torno do segundo objetivo não estão concentradas no ecossistema DeFi, mas em todos os sistemas de pagamento cripto, o que inclui exchanges centralizadas como Binance, Coinbase, e FTX.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading