Dados mostram que, neste mês, a volatilidade do Bitcoin caiu para os níveis mais baixos em anos, implicando que o caótico ano de 2022 pode estar terminando um pouco mais calmo.
A “volatilidade anualizada realizada” a curto prazo do Bitcoin é a mais baixa desde outubro de 2020, conforme o último relatório semanal da Glassnode. O indicador mede o desvio padrão dos retornos diários em relação à média de mercado do Bitcoin.
Quando o valor desta métrica é alto, significa que o preço da criptomoeda tem mostrado grandes flutuações diárias recentes. Tais valores implicam que a cripto demonstra alto risco comercial. Por outro lado, os valores de baixa volatilidade sugerem que o mercado do BTC tem mostrado um movimento de preços um pouco parado recentemente, com retornos diários bastante baixos.

Como ilustrado no gráfico acima, que mostra como a média móvel de 7 dias da volatilidade média do Bitcoin mudou no curto prazo ao longo dos últimos anos, a volatilidade anualizada do ativo durante esses períodos têm mostrado níveis consideravelmente altos durante a maior parte de 2022. O ano tem sido marcado por vários eventos altamente voláteis como o colapso da Terra (UST), a falência do 3AC e o subsequente efeito dominó sobre outros agentes parecidos, e o fracasso da FTX, que também trouxe um novo efeito dominó de falências.
Saiba mais: Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, foi preso nas Bahamas
Neste último mês de dezembro, no entanto, a volatilidade a curto prazo parece ter caído para um ciclo de baixa, uma vez que o preço do ativo tem sido negociado principalmente de forma lateral. Agora, a volatilidade anualizada de 1 semana realizada é de apenas 22%, enquanto a versão de 2 semanas está reduzida a apenas 28%. A última vez que Bitcoin observou valores tão baixos nestas métricas foi em outubro de 2020, antes do início da recuperação do ativo.
No momento da redação, o preço do Bitcoin flutua em torno de US $17.800, um aumento de 2% na última semana. No último mês, os investidores do ativo acumularam 3% em lucros.
Leia também: