Não é de hoje que empresas mineram dados de blockchains públicos, isso é feito há anos e esses dados podem valer literalmente milhões de dólares. Porém parece que achamos o inimigo número 1 dessas empresas, uma carteira de Bitcoin chamada Wasabi.

Recentemente um usuário do Reddit com o nome Chainalysis1 postou no fórum /Bitcoin um AMA (ask me anything), ou seja, pergunte qualquer coisa. No post ele dizia:

“Eu sou um empregado da Chainalysis (continuarei anônimo de propósito). Pergunte-me qualquer coisa”

O usuário cointastical perguntou:

O quanto você ama CoinJoin ( Wasabi coinjoin, r/JoinMarket, e Samourai Whirlpool)?”

A resposta deixou muitos entusiastas surpreendidos, o funcionário falou da enorme dificuldade de de-anonimizar usuários das técnicas acima.

Inicialmente, eram os mixers normais (ainda são), mas agora eu diria que a Wassabi é nossa inimiga número um

Ele continua:

Não há nenhuma maneira de de-anonimizá-la e eu não vejo como o governo pode legalmente tirar a Wassabi do ar, então é provável que ela persista. Coloque dessa maneira, se todos usaram a Wassabi, Chainalysis vai fechar as portas. Claro que isso não vai acontecer, mas você pode ver o ponto.

Até agora não tivemos confirmação se Chainalysis1 é um funcionário da Chainalysis.

O que é CoinJoin?

Mixers, Coinjoin, Whirlpool são nomes de protocolos ou maneiras de dificultar e/ou impossibilitar a análise de dados no blockchain do bitcoin.

O protocolo do Bitcoin é extremamente transparente, ele é descrito pelos seus desenvolvedores como uma moeda com anonimato fraco (não é tão complexo descobrir quem está por trás de alguns endereços de btc) e com falta completa de confidencialidade (todos os valores transacionados ficam expostos).

Tal como mostramos no estudo sobre as narrativas do bitcoin, cada vez mais usuários estão se importando com recursos de privacidade:

https://cointimes.com.br/duas-caras-do-bitcoin/

Em um futuro não muito distante o Bitcoin pode aumentar seu nível privacidade e anonimato, como fez o Bitcoin Cash. Para ver quais são as possíveis melhorias que estão sendo debatidas pela comunidade e se antever ao mercado, veja nossa publicação exclusiva sobre o Bitcoin:

https://cointimes.com.br/product/cointimes-research-01-bitcoin/

Fonte: Reddit