Eventos recentes solidificaram, sem dúvida, o sentimento de reserva de valor para o Bitcoin. Sua correlação de preços com outros refúgios seguros, como o ouro, pode ser quantificada e isso é bom para o BTC.

Leia também:
++ Como ganhar criptomoedas grátis?

O capitalista de risco de criptoativos Andrew Kang se aprofundou no motivo pelo qual a correlação do bitcoin com outras reservas de valor é uma coisa boa.

“Bitcoin nunca mostrou muita correlação com ouro ou outras reservas de valor (SOVs). Isto é, até agora.

Isso é incrivelmente otimista para o BTC.”

Correlação do BTC com outras reservas de valor
A cotação do Bitcoin caminhou lado a lado com o ouro durante as notícias sobre a tensão dos EUA com o Irã.

Quando saíram as manchetes de que o general Suleimani, um dos principais oficiais políticos e militares do país, tinha sido assassinado, tanto o Bitcoin quanto o ouro tiveram uma reação altista.

Os ativos também reagiram de forma similar quando o jornal noticiou supostos mísseis de retaliação do Irã, e ambos os ativos caíram na conferência de imprensa de Donald Trump.

Reflexividade do mercado

Esse conceito econômico foi popularizado pelo bilionário gerente de fundos de hedge George Soros. A opinião de Kang é que as crenças subjetivas dos mercados podem influenciar seus fundamentos subjacentes por meio de ciclos de feedbacks positivos cada vez mais fortes.


Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin.


Em outras palavras, se acreditarmos coletivamente que o Bitcoin é uma reserva sólida de valor e investirmos baseado nesta crença, ele se tornará um.

Incerteza geopolítica

Ele acrescentou que o principal argumento para o bitcoin como uma reserva de valor é um hedge contra a incerteza global. Vimos isso no ano passado, quando o presidente dos EUA, Trump, intensificou sua guerra comercial com a China.

Até agora, o BTC não estava fortemente correlacionado ao ouro. Mas crescentes tensões no Oriente Médio viram o bitcoin e o ouro se moverem em conjunto, com a notícia.

“Quando Trump deixou claro ao vivo na TV que a desescalada era uma prioridade, podemos ver o BTC e o Ouro caindo de mãos dadas.”

O aumento do volume do Bitcoin em grandes eventos

Mais pessoas começarão a negociar bitcoins em eventos macro. A maioria dos grandes movimentos são conduzidos por especuladores, mas os números revelaram que um grande número de bitcoins foi holdado nos últimos anos, à medida que a narrativa de reserva de valor se fortalece.

Eventos macro, como a ameaça de uma ação militar ou uma guerra comercial global começarão a atrair mais traders para ativos digitais, o que aumenta sua liquidez em geral.

Apostas em hedge

Problemas econômicos recentes, como o Fed injetando mais dólares recentemente impressos nos mercados financeiros dos EUA, levarão os investidores a fazer hedge contra moedas fiduciárias.

De acordo com Kang, não importa se os usuários estão apostando em day trade ou hodl, pois a liquidez aumenta ainda mais a correlação e, portanto, aumenta a crença no BTC como uma reserva de valor e hedge macro.

Um ciclo benéfico

Tudo isso cria um ciclo de feedback que atrai mais capital de outros ativos de refúgio para o Bitcoin, à medida que os investidores diversificam seus portfólios.

Esse ciclo de feedback faz com que o BTC continue a apreciar enquanto captura prêmios de outras reservas de valor e produza dados suficientes para que mesmo os céticos não possam negar a utilidade do BTC.

Kang concluiu acrescentando que ele é extremamente otimista, o que é um sentimento compartilhado por muitos traders e investidores experientes.


Siga o Cointimes nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram, Instagram e YouTube.