Ontem a noite surgiram as notícias de que as forças armadas dos Estados Unidos realizaram um ataque aéreo no aeroporto de Bagdá que matou uma das principais autoridades do Irã. Pouco depois o Bitcoin subiu de preço em 5%.

O medo de que a retaliação pelo assassinato possa alimentar uma guerra entre o Irã e os EUA, fez com que os preços de certos ativos subissem, incluindo petróleo e criptomoedas, sugerindo que os investidores podem estar se preparando para o pior nos próximos dias.

Leia também:
++ População queima Banco Central do Irã, veja o vídeo
++ Governo do Irã desliga a internet, dificultando uso do Bitcoin
++ Como ganhar criptomoedas de graça

Uma vingança foi pedida pelo líder do Irã Ali Khamenei

O mundo inteiro está falando sobre a decisão do governo Trump de atacar o major-general iraniano Qassim Suleimani em um ataque aéreo da noite para o dia e como esse movimento pode levar à guerra entre os dois países.

O general Suleimani era o líder da Força Quds da Guarda Revolucionária Islâmica e um dos principais oficiais políticos e militares do país, fazendo com que o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, pedisse “uma vingança violenta” e retaliação contra os Estados Unidos.

O medo de que o assassinato e a retaliação resultante possam levar à guerra levaram os cidadãos dos EUA a fugir do país vizinho do Iraque. Isso também fez com que os preços do petróleo disparassem, uma vez que as tensões no Oriente Médio provavelmente aumentarão.

Picos de preço no Bitcoin após a notícia

Isso fez com que os preços das criptomoedas subissem, com o Bitcoin aumentando 5% em relação à baixa desta semana. Enquanto outras criptomoedas também viram um pump, incluindo Monero e Litecoin.

Enquanto alguns investidores em cripto podem estar comprando a classe de ativos, com medo de que qualquer guerra iminente possa ser a gota d’água quando se trata da economia global já frágil, os cidadãos do Irã podem estar dispostos a pagar mais caro para comprar Bitcoin, de acordo com rumores que circulam na criptosfera.

“Iranianos comprando Bitcoin a preços acima do mercado. Ainda não tive a chance de confirmar isso, mas também está circulando em grupos chineses.”

O preço atual do Bitcoin em rial iraniano (TIR) – a moeda fiduciária nativa – é de apenas 305.435.985, no entanto, os preços no LocalBitcoins – um mercado P2P para o Bitcoin – supostamente atingem até 3 vezes esse valor por apenas um BTC.

A moeda nativa do país, que já está arrasada, esteve em uma “espiral da morte” nos últimos 40 anos, com a inflação desvalorizando o rial significativamente nos últimos anos.

Os cidadãos iranianos temendo que qualquer guerra ou conflito entre o Irã e os EUA possam desvalorizar ainda mais a moeda nativa podem ser responsáveis pela enorme alta do preço do Bitcoin.


Atualização: Foi confirmado que existe no Irã um controle governamental do câmbio, que torna o rial iraniano oficialmente fixado em 42.000 para 1 dólar. No entanto, essa não é a taxa de câmbio que os iranianos de fato praticam no comércio.

Aparentemente, o governo não foi capaz de controlar a desvalorização da moeda fiduciária, e o mercado local é capaz de aceitar até 3 vezes menos do que o câmbio oficial para receber dólares americanos.

Então pode ter havido uma confusão na hora de interpretar a cotação do Bitcoin no LocalBitcoins em TIR, que pode ser, na verdade, aproximadamente US$ 7170.