Um dos processos de ação coletiva contra Terra e Kwon foi abandonado voluntariamente pelo requerente, pelo menos por enquanto.
Já faz mais de seis meses que o primeiro escândalo de 2022 aconteceu na indústria cripto, com um dos maiores players do espaço afundado após a nada estável “stablecoin” UST perder seu lastro e levar seu emissor, Terraform Labs, para baixo com ela.
O fundador da TFL, Do Kwon, está foragido desde então e está, supostamente, escondido na Sérvia no momento, após breve estadia nas Ilhas Maurício e em Dubai. Vários processos foram movidos contra a Terraform Labs e Kwon, acusando ambos de fraude, entre outras coisas. Entretanto, um desses processos acaba de ser arquivado.
Saiba mais: Do Kwon ‘claramente está fugindo,’ autoridades coreanas solicitam alerta vermelho da Interpol
Abandono da ação coletiva contra a Terra
A ação judicial coletiva foi movida por Matthew Albright, da Albright Capital, e foi arquivada no dia 9 de janeiro.
“O autor Matthew Albright comunica que a ação acima citada é voluntariamente arquivada, sem resolução do mérito.”
A ação foi movida contra a Terraform Labs, a Luna Foundation Guard, Do Kwon e várias outras partes ligadas à Terra. O processo foi arquivado “sem resolução do mérito e sem custos,” o que significa que pode ser aberto novamente a qualquer momento. Entretanto, uma vez que um caso é arquivado voluntariamente, é difícil imaginar por que ele seria aberto novamente.
De qualquer modo, este é apenas um dos casos. Existem vários outros processos contra as entidades mencionadas acima e, atualmente, nenhum deles está próximo a uma resolução.
Co-fundador do 3AC fala sobre o abandono do caso
Pouco tempo depois do colapso da Terraform Labs, outro player de alto nível na indústria de criptomoedas, o Three Arrows Capital, também caiu.
Na época, os fundadores do 3AC culparam parcialmente o colapso de sua empresa de gestão de ativos pelo colapso da UST, alegando que uma porção significativa de suas reservas evaporou da noite para o dia devido a perda do lastro da stablecoin.
No momento da reação, 1 USTC (UST Classic), que deveria estar atrelado ao dólar americano, vale $0,02, de acordo com o CoinGecko.
Zhu Su, o co-fundador do 3AC, comentou sobre o abandono do caso, supostamente sugerindo uma possível passada de pano por parte da mídia.
Curious how long it will take cryptonative media to report on this sudden voluntary dismissal of class action against Luna foundation and Luna investors pic.twitter.com/8SyMhB4u4g
— Zhu Su 朱溯 (@zhusu) January 10, 2023
As reações ao post foram variadas, com sua audiência dividida entre aqueles que acreditam que Zhu está simplesmente tentando ofuscar sua própria operação fracassada, e os fãs da Terra alegando que este é o início da redenção do projeto.
Saiba mais: 3AC foi pego em mentira pelas autoridades de Singapura
Por enquanto, no entanto, outros casos contra a Terra ainda estão em andamento, e Do Kwon ainda é objeto “alerta vermelho” da Interpol.
Leia também: