Dezembro começou e o natal se aproxima. Muitas casas e empresas já começaram a montar suas decorações natalinas com árvores, luzes, e bonecos de papai noel.

Essa época do ano também é muito conhecida no mundo todo por ações de caridade, demonstrando o espírito natalino para com os mais necessitados.

Levando isso em conta, foi que estas quatro pessoas, desenvolvedores independentes e entusiastas da criptomoeda Nano (XNO) se juntaram, há 3 anos, para montar uma árvore de natal iluminada com doações realizadas em nano, que são direcionadas para a ONG Simon On The Street que é uma iniciativa para ajudar moradores de rua do Reino Unido.

Nanoxmas Tree foi projetado para mostrar como é simples e rápido enviar Nano de uma conta para outra. Quando você envia uma pequena quantidade de Nano de qualquer lugar do mundo para nossa conta de doação, a árvore detecta o depósito e reage instantaneamente.”, segundo os idealizadores.

“Esperamos que isso mostre o quão flexível Nano pode ser e demonstre apenas uma das grandes coisas que Nano pode fazer que o dinheiro tradicional não pode: responder instantaneamente a uma doação com um evento físico observável, sem taxas de rede.”

Como funciona?

Foi instalada uma árvore de natal no bar The Pixel Bar na cidade de Leeds, Reino Unido, que está sendo filmada 24 horas por dia, 7 dias por semana, com transmissão ao vivo pelo youtube.

Logo nanoxmas tree (árvore de natal nano)

No site do projeto NANOXMAS TREE, também é possível acompanhar a transmissão e participar da mudança na decoração de um bar localizado no outro lado do oceano Atlântico.

Todas as vezes que a conta informada no site (ou acessada através de QRCode) receber qualquer valor em nano (inclusive de 1 raw – que é a menor unidade possível da moeda), a iluminação da árvore muda.

O último dígito da doação irá definir o padrão de luzes da árvore, em uma série de padrões já programados.

Caso você não possua nano e queira ajudar a causa ou testar a árvore, não tem problema.

É possível conseguir algumas unidades de graça e participar da campanha usando faucets –  que são aplicativos desenvolvidos e financiados por entusiastas de forma voluntária, que distribuem pequenas frações gratuitas da moeda para que novos usuários possam testar a tecnologia.

Para isso basta configurar sua carteira de nano e acessar um dos faucets disponíveis.

Caso você não queira configurar uma carteira, basta colocar o endereço da árvore de natal no faucet. Mas você precisa ser rápido com o mouse, porque com a velocidade de transação da nano, é provável que a transferência seja confirmada antes mesmo de conseguir trocar de aba para conferir a mudança no padrão de luzes!

Simon On The Street

De acordo com os desenvolvedores da Nanoxmas Tree, todos os valores recebidos serão doados para a ONG Simon On The Street.

“Somos uma instituição de caridade, no Reino Unido, ajudando os desabrigados e vulneráveis”.

Seus trabalhos estão voltados para apoio emocional e material aos moradores em situação de rua. Eles também oferecem serviços diversos, como advocacia.

Em seu site, é possível conferir a história de algumas pessoas que foram beneficiadas pelo programa

Quem são os idealizadores do projeto de natal

O projeto foi desenvolvido e mantido por quatro desenvolvedores independentes e entusiastas da comunidade nano: @nanoissuperior, @jaycoxx, @Json e @ktom7 (discord).

Todos os quatro possuem outros projetos relacionados com a criptomoeda e são membros conhecidos praticamente desde o início da comunidade.

De qualquer maneira, a conta possui uma seed centralizada controlada por eles e todas as doações estão sujeitas à confiança e integridade de cada um.

Com 3 anos de Árvore de Natal da Nano e experiências positivas nos eventos anteriores, eles demonstraram cumprir com a promessa de doação.

Quando questionado pela nossa equipe se era possível fazer o mesmo com outras criptomoedas, @nanoissuperior respondeu que: “O processo em si é fácil de fazer com qualquer moeda, você apenas terá que esperar um pouco para a árvore acender 😉”.

The Pixel Bar

O bar escolhido para sediar a árvore é o The Pixel Bar, localizado em Leeds, Reino Unido.

É o único bar temático de esportes em Leeds que proporciona uma experiência completa de jogos. Cada semana oferece diferentes torneios e há algumas ótimas ofertas para reservas de grupos e estudantes.

Foto da árvore de natal da nano no bar. nanoxmas tree.

Auditoria da conta de doação

Caso você queira auditar a conta de doação por conta própria, basta utilizar um explorador de blocos como o NanoLooker.

O endereço em questão, nano_1xmastiputrdrhnf35jdh4yj1q339tyuk86w3k6oy5knede8zfowpa1rgjpn, inicia com 1xmas fazendo referência ao Natal (Christmas, em inglês).

Ele foi gerado através de vanity address, que permite ao usuário descobrir alguns caracteres personalizados na conta ao gerar proof-of-work com poder computacional.

Quanto mais caracteres customizados, maior o tempo e o uso de recursos necessários.

Leia mais:

NFTs para caridade: Criador do Monkey Stocks lança coleção de arte social

Pool de mineração revoluciona forma de pagar mineradores economizando R$ 55 milhões em taxas; entenda

55% dos hodlers de Bitcoin entraram esse ano; segundo pesquisa

Nano, Cannabis, Jay-Z e como eles estão relacionados

Ross Ulbricht lançará NFT com lances a partir de US$1

Amazon se recusa a pagar taxas altas e pode estar se aproximando da Nano

Nano ganha novo ticker e símbolo monetário

Governo de Joe Biden está minerando Bitcoin, afirma conselheiro da Casa Branca

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br