O chefe do Banco da Inglaterra, Mark Carney, declarou que o dólar está atrapalhando a recuperação global e que a moeda deveria ser substituída por uma opção digital.

Em uma reunião com diversos bancos centrais, Carney afirmou que o dólar chegou em um nível de dominância que está atrapalhando uma recuperação sustentável.

Para ele, uma nova moeda digital global poderia destravar as reservas de dólar globais que os governos guardam para tempos difíceis. O Brasil, por exemplo, tem uma reserva de US$359,90 bilhões.

reservas cambiais

“A influência do dólar nas condições financeiras globais poderia diminuir da mesma forma se uma arquitetura financeira se desenvolvesse em torno da nova [moeda digital] e substituísse o domínio do dólar nos mercados de crédito. Ao reduzir a influência dos EUA no ciclo financeiro global, isso ajudaria a reduzir a volatilidade dos fluxos de capital para as economias de mercado emergentes. ”, declarou o chefe do banco central inglês.

Libra, Bitcoin ou outra moeda?

Entretanto, Mark acredita que essa moeda global ainda não surgiu. Apesar do Banco da Inglaterra ter sido um dos poucos a apoiar a Libra, moeda digital do Facebook, ele crê que ainda há problemas com ela:

“Há uma série de questões fundamentais que Libra deve resolver, variando de privacidade a resiliência operacional. Além disso, dependendo do seu design, isso pode ter implicações substanciais para a estabilidade monetária e financeira. ”

E o Bitcoin?

A criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto parece a resposta óbvia para a criação de uma nova ordem monetária global. Sem a influência de governos, o Bitcoin funciona sem um controle central.

Contudo, as soluções de escalabilidade do Bitcoin ainda deixam a desejar. Com a capacidade de fazer apenas 7 transações por segundo, graças a um limite artificial criado pelos desenvolvedores, a criptomoeda teria problemas se fosse muito usada.

Apesar disso, algumas soluções para resolver esse problema ainda estão em fase de testes há mais de 2 anos, é o caso da segunda camada chamada de Lightning Network (LN).

A LN seria a solução para os problemas do Bitcoin, contudo, nem mesmo as exchanges de criptomoedas usam-na. Enquanto a LN não dá certo, alguns desenvolvedores da criptomoeda buscam vender outros blockchains, como é o caso da Liquid Network, solução desenvolvida e patenteada pela Blockstream.

Outras criptomoedas e soluções digitais tentam se transformar em uma moeda global para pagamentos, é o caso do token XRP (Ripple), das moedas Bitcoin Cash, Nano e Dash.


Enquanto o Bitcoin não vira a moeda dominante globalmente, é hora de pelo menos testar a tecnologia e quem sabe ganhar algumas moedas de graça com a promoção da Bitfy, a carteira brasileira de bitcoin que permite usar a moeda em milhares de maquininhas da Cielo.

Saiba mais no post sobre essa promoção: “Bitbônus: Bitfy dá bitcoin de graça em parceria com o Cointimes

Veja o review dessa carteira de Bitcoin:

BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!
 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br