“Nós temos que voltar ao apogeu da Mt. Gox para encontrar uma época em que uma única corretora dominou [o mercado] de forma parecida”, diz Vetle Lunde, analista sênior da Arcande Research.
Desde o colapso da FTX, que chegou a ser a segunda maior corretora em termos de volume de trade, o cenário cripto mudou bastante, e não deve ser surpresa para muitos que a Binance saiu como a grande vitoriosa da situação. Vetle Lunde, analista sênior da Arcane Research, publicou uma análise detalhada sobre isso.
“Não importa como você olha a situação em termos de atividade de trading, a Binance domina o mercado cripto”, diz o analista, adicionando que a corretora liderada por Changpeng Zhao é a clara vencedora de 2022.
Como o analista da Arcane Research nota, a Binance domina 92% do volume spot do bitcoin. É um feito e tanto, considerando que a corretora ocupava apenas 42% desse volume em janeiro. Depois que a corretora removeu taxas de trade para os pares com bitcoin no meio do ano, o crescimento disparou.

A dominância da Binance aumentou em todos os aspectos
A Binance está acima de todas as outras corretoras não apenas no seu volume spot, mas também no seu volume de perpétuos. De acordo com a Arcane Research, a corretora é responsável por 66% do volume global de swap perpétuos de todas as criptomoedas. OKX, com 16%, e Bybit, com 13%, aparecem bem atrás.
A corretora de CZ também representava 55% do volume de trading perpétuo até novembro. Entretanto, após o colapso da FTX, praticamente toda a sua fatia de mercado foi tomada pela líder, levando a um crescimento rápido e prevalente em termos de dominância, informa Lunde.

Com 49%, a Binance não é muito menos dominante no mercado global de open interest perpétuo, com a Bybit (23%) e a OKX (20%) vindo atrás. De forma parecida com os volumes, a dominância da corretora ganhou muito market share após a queda da FTX.
A Binance também possui incríveis 61% de todo o volume de perpétuos e futuros do bitcoin. Isso faz com que sua dominância de bitcoin seja quase tão grande quanto a de todos os perpétuos de cripto. Notavelmente, a fatia de mercado da corretora cresceu uniformemente ao longo do ano. Entretanto, é incrível como praticamente toda a fatia de mercado da FTX passou para a corretora de CZ após sua bancarrota.

Em contraste, a dominância da Binance é muito menos chamativa quando se fala de open interest de perpétuos e futuros de bitcoin, onde a corretora é responsável por 30%, seguida da OKX (24%), Bybit (19%) e CME (16%). “Não obstante, a Binance vem sendo a líder de mercado ao longo do ano, mantendo sempre uma fatia de mercado que flutua entre 25% e 35% do open interest em derivativos de bitcoin”, explica Lunde.
Além desses dados, a Binance vem sendo capaz de alcançar outras conquistas em 2022, de acordo com o analista sênior da Arcane Research. A BUSD ganhou fatia de mercado na indústria de stablecoins (foi de 11% para 14%), e a BNB deixou o desempenho do BTC e do ETH no chinelo.
Ademais, a Binance continuou crescendo sua base de empregados enquanto a indústria inteira foi forçada a despedir trabalhadores. Como Lunde explicou, a corretora foi capaz de dobrar seu pessoal enquanto outras foram forçadas a dispensar metade da sua força de trabalho (ou faliram).
Enquanto isso, o preço da BNB se enfraqueceu ao longo das últimas semanas após diversos rumores sobre a binance preocuparem investidores. No momento da redação, o preço estava em 245 dólares.
O que foi a Mt. Gox?
A Mt. Gox foi a maior corretora de bitcoin do mundo, tendo chegado a ser responsável por 70% das transações mundiais de bitcoin até o início de 2014, quando colapsou. Cerca de 850 mil bitcoins foram perdidos e, desde então, os credores da exchange vêm lutando para reaver suas moedas. Rumores de centenas de milhares de bitcoins inundando o mercado são causa de muita preocupação sobre o preço do ativo.
Traduzido e adaptado do Bitcoinist
Leia também: