Linha-fina: Bitcoin voltou aos US $23 mil e muitas altcoins acompanharam a alta. A que se deve esse movimento contra a maré?

Contrariando previsões semelhantes às que foram feitas dias antes da reunião do Federal Reserve Bank no último dia 13, o bitcoin e outras criptomoedas experimentaram uma impressionante decolagem após novo encontro no Fed no dia de ontem (27), aumentando seu valor de mercado em mais de US $100 bilhões.

Ainda que já esperados, os aumentos consecutivos nas taxas de juros nos EUA apontavam para uma volatilidade do BTC mais propensa à baixa, principalmente depois de a moeda começar a semana despencando à faixa dos US $21 mil, mas não foi o que observamos ontem poucas horas após o anúncio do Fed.

Então, o que podemos enxergar como fatores contribuintes para essa alta surpreendente?

Um respiro momentâneo ou o “fim do inverno”?

Esse crescimento do bitcoin e de altcoins como Ethereum, Cardano, Ripple e Solana pode ser interpretado como um novo respiro do mercado, que no caso do BTC aparenta buscar regiões entre 26 e 30 mil dólares, mas provavelmente não irá manter esse valor.

Como um novo aumento na taxa de juros já era esperado, não é difícil imaginar um cenário em que os investidores de bitcoin tenham encarado o valor de 0,75% como positivo, já que ele acabou ficando abaixo do previsto.

Ao que tudo indica, o aumento de 0,75% deve ser apenas mais um de uma série de reajustes para tentar conter a inflação nos Estados Unidos. Portanto, é seguro dizer que ainda não devemos sair do bear market em que o mercado se encontra atualmente.

Fatores imprevisíveis

É sempre pertinente lembrar de acontecimentos pontuais que afetam drasticamente o mercado cripto pelo menos a curto prazo, como o súbito anúncio da venda de 75% dos bitcoins da Tesla. No mês que vem, teremos, por exemplo, a entrada de 138 mil BTCs liberados do processo contra a Mt. Gox. Dependendo do destino dado a esse montante significativo, a cotação do bitcoin pode manter o bom momento ou voltar a cair.

Outro forte indicativo do que pode vir a acontecer com o preço do Bitcoin são as movimentações de contratos envolvendo a moeda no Mercado de Opções. Um grande volume de contratos de opções de compra e venda expira amanhã, então imagina-se uma grande “batalha” entre compradores de opções de compra e os compradores de opções de venda, que vão apostar na alta ou na baixa do BTC.

É claro que os donos desses contratos podem ter suas expectativas frustradas caso a mudança não favoreça as opções escolhidas, mas o importante aqui é observar o que a maioria acredita que seja a tendência a ser seguida pelo Bitcoin, se será de alta ou de baixa.

E você, o que espera para o Bitcoin nas próximas semanas? Seja qual for o seu lado, vem para o Discord da Foxbit para conversar sobre esse momento maluco do mercado cripto com a nossa maravilhosa comunidade de traders e especialistas!