Passfolio

Conforme a Celsius paga o empréstimo na DAI e diminui seu preço de liquidação, a “caça à Celsius” perde força, diminuindo a recompensa dos ursos e abrindo caminho para que o bitcoin possa voltar a subir.

A Celsius Network passou por um momento difícil no mercado, com sérios riscos de ser liquidada de uma posição alavancada e essa ameaça foi um dos catalisadores para a queda no preço do bitcoin nas últimas semanas.

Saiba mais: ​​Celsius Network: corrida bancária, travamento e riscos. Entenda o que está acontecendo e o efeito dominó

Celsius paga o empréstimo e retira alvo de suas costas

Conforme expliquei nesta publicação no Tradingview, com apoio do gráfico mostrando a evolução dos preços de liquidação da Celsius Network a cada novo depósito de Bitcoin ou pagamento parcial da posição aberta no protocolo da DAI, a plataforma havia criado um “alvo” em suas costas, que poderia estar sendo perseguido por short-sellers (ursos) tentando lucrar sobre ela.

Passfolio
Fonte: Tradingview/u/vinibarbosa

A mesma explicação foi compartilhada nesta thread, com o apoio de imagens.

Celsius paga suas dívidas

Desde o dia 01 de julho, a Celsius Network fez quatro pagamentos de sua dívida na plataforma da MakerDAO/DAI. Dois deles ocorreram nesta segunda-feira (04), em sequência, e foram os maiores valores.

Estes quatro pagamento totalizaram o valor de US $142.931.277,76 em DAI e fizeram o preço de liquidação desta posição cair de US $13.601,84 para US $4.966,99 – sendo um preço de liquidação bastante improvável de ser alcançado na atual conjuntura do mercado.

Cofre da Celsius na DAI

Ao diminuir o preço-alvo com pagamento de dívida ao invés de mais depósito de BTC, a Celius Network aumenta a dificuldade (risco), diminuindo a recompensa (benefício) para os ursos que a estavam caçando. A relação risco/benefício passa a ficar desfavorável para os short-sellers, neutralizando a ameaça de uma manipulação de preço em sentido negativo no maior criptoativo do mercado.

BTC pode voltar a subir com menos pressão contrária

O caso da Celsius não é o único exercendo pressão vendedora no Bitcoin, então essa análise deve levar em conta todo o contexto econômico e outras possíveis ameaças, como a 3AC, por exemplo.

Mas sem dúvidas era posições mais vulneráveis, no valor de 23.962,63 wBTC, sendo um alvo apetitoso e “fácil” para aqueles que queriam tentar lucrar com o despejo desta quantidade de bitcoin no mercado.

Com a neutralização desta ameaça, o BTC talvez consiga respirar um pouco melhor nos próximos dias e receber menos resistência caso tente fazer algum movimento de alta no curto prazo.

Leia mais:

Passfolio