A possibilidade de eventos aleatórios é natural na blockchain do Bitcoin quando o assunto é mineração. 

Semana passada, um sortudo, com aproximadamente 86 terahashes por segundo (TH/s) de poder computacional resolveu um bloco sozinho, arrecadando 6,25 BTC – o que equivale a R$ 1.272.718,75 neste momento, segundo o CoinGoLive.

O minerador conseguiu tirar a sorte grande 12 dias após outro minerador individual, que também ficou milionário minerando na pool de mineração solo chamada Solo CK. Este, por sua vez, ganhou na “loteria” da mineração dois dias depois que o primeiro minerador anônimo estampou manchetes mundo afora.

A “pool de mineração” Solo CK, diferente da maioria, não divide os lucros para todos os participantes do grupo quando alguém minera um bloco, mas deixa que o sortudo fique com toda a grana (menos 2% de taxa da própria pool).

CK Pool já pode pedir música no Fantástico para o Tadeu Schmidt. 

E 3 não é demais para a CK Pool, já que na terça-feira (1/02) um minerador com 1,14 PH de poder computacional também tirou a sorte grande. De acordo com o fundador da CK, Don Kolivas, veremos um evento como esse a cada um mês e meio, aproximadamente.

“Existem agora 30 PH de mineradores em http://solo.ckpool.org graças à atração de aproximadamente 600 usuários a mais desde as descobertas recentes de blocos. Isso equivale a um minerador solo resolvendo um bloco em média a cada mês e meio. Boa sorte!

Observe que, com a variação selvagem que pode acontecer com as resoluções de bloco, estatisticamente pode ser um dia ou pode levar até 2 anos antes que um bloco seja resolvido novamente, mesmo no hashrate atual.”, disse Kolivas em uma thread no Twitter.

Assim como eles, você também pode ficar milionário minerando bitcoin em casa, contudo, algumas questões precisam ser levadas em conta. O Cointimes explica por que não vale a pena minerar Bitcoin em casa neste artigo

Tutorial de como tentar a sorte

A capacidade de mineração é medida pelo número de tentativas de encontrar um bloco que um minerador pode realizar. Cada tentativa consiste em criar um candidato a bloco exclusivo e criar um resumo do candidato a bloco por meio do SHA-256d, uma função de hash criptográfico. Ou, em suma, um hash. Como esse é um esforço contínuo, falamos de hashes por segundo ou [H/s].

  • 1 kH/s é 1.000 hashes por segundo.
  • 1 MH/s é 1.000.000 hashes por segundo.
  • 1 GH/s é 1.000.000.000 de hashes por segundo.
  • 1 TH/s é 1.000.000.000.000 hashes por segundo.
  • 1 PH/s é 1.000.000.000.000.000 hashes por segundo.

Porque minerar bitcoin em casa?

Quando você está minerando, seu computador se interliga com outros computadores que fazem parte da rede bitcoin, semelhante ao torrent. Você consegue se conectar a um grupo de outros mineradores, chamados de pool, que agrupam poder de processamento, ou minerar sozinho.

Dessa forma, o mercado de Bitcoin consegue funcionar independente de um “nó” central, ou seja, num sistema “peer-to-peer” sem a necessidade de uma organização que regule e controle sua cotação, emissão e outras atividades relacionadas a ele.

A mineração em uma pool solo evita as despesas gerais de executar um nó bitcoin completo que requer grande armazenamento e largura de banda para um desempenho ideal.

Como minerar bitcoin em casa?

Usando o exemplo da CK Pool, a mineração solo funciona assim: A pool pega automaticamente seu endereço bitcoin e fornece uma conexão de mineração para seu próprio endereço. 

Se você encontrar um bloco, 98% da recompensa do bloco + taxas de transação são geradas diretamente no seu endereço bitcoin. Não há necessidade de se preocupar com senhas, logins, saques ou autenticação. Você permanece anônimo – caso o endereço não esteja ligado a uma KYC.

Os mineradores com qualquer tipo de dispositivo e que desejam consolidar seus dispositivos em uma única conexão com a pool de mineração Ckpool são recomendados a usar o código complementar do ckpool como ckproxy stratum proxy (para linux). Para tentar tirar a sorte grande minerando bitcoin em casa, não é necessário registro prévio ou pagamentos de taxa. 

O código do Ckpool está disponível aqui.

Vale lembrar que a chance de minerar um bloco com a competição atual no setor (o hashrate do Bitcoin está batendo máximas históricas) é extremamente baixa. Por isso dizemos que os mineradores mencionados acima “ganharam na loteria”.

Mas é fato que essas aleatoriedades acabam se tornando mais comuns conforme mais mineradores passam a tentar operar sozinhos. O desenvolvedor por trás da Ckpool sugeriu um site que pode te ajudar a avaliar suas possibilidades:

“Eu imploro a qualquer um que esteja pensando em minerar sozinho que avalie realisticamente suas chances antes de fazê-lo. Este site lhe dará uma visão precisa das probabilidades http://solochance.com“, disse ele no Twitter.

Em uma simulação com 100 Terahashes por segundo de poder computacional, temos uma chance de 1 em 1.933.682 a cada bloco de ficar milionário. Um bloco é encontrado na rede de 10 em 10 minutos, aproximadamente.

Ou seja, sua chance por dia de minerar um bloco é de 1 em 13.428. Isso significa que a estimativa de tempo para que você encontre um bloco sozinho é de 37 anos, se considerarmos que o hashrate da rede não vai aumentar ainda mais até lá.

chance de ficar milionário é de uma em 1.933.682 - o que pode levar 37 anos.
Cálculo da chance de você ficar milionário encontrando sozinho um bloco de bitcoin – Fonte: SoloChance.com

Outras possibilidades

Além disso, atualmente, há outros pools de mineração bem conhecidos que diferem em tamanho, taxas de transação e método de pagamento. Eles são: BTC.com, AntPool, Poolin, F2pool, Lubian, 1Thash, Huobi, Viabtc, Slush, Okex, Nova, Binance, Spider, Bitcoin.com e Ukrpool. 

Não só o bitcoin pode ser minerado em casa, outras criptomoedas também podem lhe oferecer essa recompensa de trabalho. A Monero (XMR), por exemplo, é uma criptomoeda com a rede especificamente criada para ser resistente a ASICs. Assim, é adequada para a mineração em um computador pessoal. 

O Cointimes já abordou esse tema, você pode encontrá-lo neste artigo

No site da PoolWatch.io e Watchtomine você pode analisar os melhores e mais lucrativos pools de mineração para Ethereum, Monero, Zcash, Grin & Beam. 

Antes de começar a montar uma operação, não se esqueça de levar em consideração o aumento do gasto energético, o desgaste dos equipamentos e outros eventuais custos. Algo pouco lembrado é que uma estrutura de mineração eleva a temperatura e faz muito barulho, são detalhes que fazem diferença e podem inviabilizar a atividade caseira. 

Leia Mais: 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br