A empresa Luxor está lançando um produto de derivativo com contratos para que investidores apostem na variação do índice Hashprice (preço de hash), criado pela empresa e que mede o retorno financeiro por hashrate dos mineradores.
O que é o Hashprice da Luxor
Hashprice é um índice que mede o retorno esperado em USD ou BTC para o minerador de Bitcoin, considerando dificuldade de se encontrar um bloco, preço do bitcoin em dólar e média recebida com as taxas de transações – e foi criado pela pool de mineração Luxor Technologies.
Quanto mais difícil é encontrar um bloco, mais hashrate um minerador precisa gerar (consumindo mais recursos como: ASICs, energia e banda larga) até receber a recompensa de bloco de 6,25 BTC (inflação do bitcoin) mais as taxas de transações pagas pela rede.
Saiba mais: Minerar Bitcoin está menos rentável, segundo Hashprice e preço das ASICs cai
No site da Luxor é possível acompanhar a variação do Hashprice, para que mineradores, investidores e pesquisadores consigam visualizar e fazer projeções econômicas sobre a rentabilidade da mineração, oferecendo insights valiosos para diversas áreas e objetivos.

No gráfico acima, por exemplo, vemos o índice de hashprice atingindo mínimas históricas no período de um ano. O que está alinhado com outras matérias e relatórios que cobrimos no Cointimes, sobre a hashrate do BTC atingir máxima histórica e receitas de mineradores, mínima.
Luxor Hashprice NDF; um derivativo de hashprice
Com o novo anúncio da empresa, agora mais do que apenas acompanhar a variação do índice para insights econômicos gerais, com um contrato de derivativo de hashprice, especuladores poderão apostar e ganhar (ou perder) dinheiro com a variação do índice.
Mineradores também poderão utilizar a ferramenta como estratégia de hedge para se proteger de variações negativas muito bruscas, podendo, por exemplo, lucrar com a queda de rentabilidade de seu próprio negócio, através de operações de short nos contratos de derivativos de hashprice.
O produto foi batizado de Luxor Hashprice NDF e atua como um contrato simples de derivativos, emitido pela Luxor, que irá liquidar os pagamentos em dólar (USD), bitcoin (BTC) ou stablecoins (USDT, USDC, BUSD ou DAI), de acordo com seu próprio índice de “preço de hash” em períodos pré-determinados no contrato de derivativo de hashprice.
“Embora muitos instrumentos de derivativos existam para mineradores se protegerem de suas exposições ao preço do bitcoin, bem como a exposição à energia, o espaço estava com falta de um instrumento para proteger facilmente suas exposições à taxa de hashes”, disse o diretor de derivativos de hashprice da Luxor, Matt Williams.
Williams também comentou que esse é apenas o primeiro produto de derivativos e a empresa deverá anunciar novidades em breve sobre mais ferramentas de hedge e especulação com base em seus índices.
Leia mais: