Passfolio

Yorke Rhodes, o Diretor de Transformação Digital da Microsoft nos últimos sete anos, previu corajosamente que a Ethereum se tornará a nova App Store descentralizada, ou marketplace principal da nova Web3, em apenas dois anos.

“Previsão: a Ethereum se tornará a App Store descentralizada em 2023”, disse ele em agosto, argumentando que a ETH tem taxas baixas em comparação com o retorno que a Apple tem com participação nos lucros da Apple Store. 

Isso implica que Rhodes acredita que a Ethereum irá escalar nos próximos dois anos, presumivelmente por meio de atualizações e rollups. E além disso, a Ethereum tem outras vantagens, já que não há “bloqueio de comércio para a Apple, nenhum ponto único de controle por uma grande empresa; a rede Ethereum é distribuída, descentralizada, tem login único em aplicativos, assim como pagamentos, identidade e comércio P2P” 

App Store descentralizada?

Essa ideia marginal que pretende descentralizar o espaço-tempo digital está começando a se popularizar nas ruas do Vale do Silício. Não é à toa que o metaverso atualmente parece ser a tendência mais quente em criptomoedas, superando em valorização neste ano até mesmo o maior ativo digital do mundo – Bitcoin.

Passfolio

Alguns titãs atuais da Web2 já deram sinais de que se estivessem construindo a internet do zero, com certeza incorporariam cripto no rascunho desse projeto. Outros, portanto, esperam que a nova onda, o metaverso ou web3, tenha cripto em algum lugar. 

Ben Thompson, um ex-funcionário da Microsoft, diz em seu blog Stratechery: 

“Este é o tipo de função que os blockchains preencherão: fornecer exclusividade e portabilidade quando necessário, de uma forma que torne possível não apenas viver sua vida totalmente online, mas tantas vidas simultaneamente quanto você desejar, ‘trancadas em lugar nenhum’, ele ainda adiciona que o mercado de tecnologia dominado por Apple, Google e Facebook parece obsoleto e destinado a entrar no mundo da política e da regulamentação.

Web3 – A nova internet 

Mês passado, o CEO da Apple Tim Cook finalmente se preocupou, depois de tantos anos, em dizer ao mundo que ele tem investido em Bitcoin e outras criptomoedas. Apesar da empresa não ter satoshis em seu balanço financeiro, a estratégia de Cook como investidor é um sinal de que os titãs da antiga internet estão vagarosamente usufruindo das tecnologias desenvolvidas para a Web3

Meta e a Microsoft acompanham a tendência. Zuckerberg queria moedas digitais no controle de suas mãos, mas algo como identidade ou propriedade não pode ser diferente de uma blockchain pública descentralizada, pertencente e controlada pela comunidade. Por conta disso, o desenvolvimento da Libra, stablecoin do antigo Facebook, foi reformulado e agora já tem até outro nome. 

A Microsoft ainda é uma caixa preta em alguns aspectos. O que eles planejam exatamente não é muito claro, exceto que parece muito provável que blockchain para eles signifique blockchain público quando se trata de propriedade na Web3 ou no metaverso. 

O cenário para este mercado que pode ser o futuro dos titãs da internet está cheio de concorrentes, só que agora a concorrência é descentralizada. Do jeito que está, a Ethereum tem uma espécie de app store, embora descentralizada com muitas interfaces controladas por diferentes entidades, em vez de uma grande App Store como a Apple. 

Yorke Rhodes

O Diretor de Transformação Digital da Microsoft concorda que a Web3 ainda é um nicho, no entanto, em perspectiva mais ampla das coisas e em dois anos, será capaz de começar a escalar e, assim, se afastar do nicho para se tornar mainstream. 

Código aberto é a chave do metaverso 

Na visão do diretor da Microsoft, o que importa é a tendência, e não o prazo, pois ela parece ser bem clara. A propriedade digital agora é um ponto a ser discutido, e os gigantes da tecnologia agora a reconhecem e estão construindo coisas a partir disso. 

Mais do que uma previsão, portanto, é mais a identificação de uma tendência. Que as pessoas estão construindo aplicativos na Ethereum e, portanto, a Ethereum tem uma loja de aplicativos com certas vantagens, e por causa dessas vantagens, a Ethereum é a nova App Store onde todos estão construindo. 

Vindo da Microsoft, que também está trabalhando no metaverso, e com Rhodes parecendo ser um grande entusiasta do NFT, também sugere que a nova internet será construída sobre a Ethereum. 

Leia também: Fundador da Twitch pretende lançar mercado de NFT de jogos na Solana 

Não literalmente, pois existem projetos que concorrem com o ETH, mas o protocolo de código aberto será o padrão para identificação de propriedade. Portanto, esta transição da Web2 para a Web3 pode transformar a internet de forma holística, atualizando as formas de pagamento dentro deste espaço e estabelecendo propriedade através da blockchain.

Leia Mais: 

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.