El Salvador minerou 0,00599179 bitcoin, ou cerca de R$ 1.500, com a energia geotérmica aproveitada de um vulcão.
O presidente Nayib Bukele tuitou na manhã de sexta-feira (1) que esta é a viagem inaugural do país para a mineração de bitcoin movida a vulcão.
Na terça-feira, o presidente postou um vídeo de 25 segundos, que inclui fotos de um contêiner do governo cheio de plataformas de mineração de bitcoin, técnicos instalando e conectando mineradores ASIC, bem como antenas panorâmicas de uma fábrica de energia no densa de uma floresta, na fronteira com um vulcão.
O vídeo foi intitulado de “Primeiros passos…”:
El Salvador está próximo de começar a minerar #Bitcoin com energia geotérmica. pic.twitter.com/hPfoiz0Av4
— Cointimes (@CointimesNews) September 28, 2021
Bukele prometeu a mineração de bitcoin em junho, quando disse que havia instruído uma empresa estatal de eletricidade geotérmica a “colocar um plano para oferecer instalações para #Mineração de Bitcoin com energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável e com emissões zero de nossos vulcões.”
Bukele indicou em seu tweet na sexta-feira que o projeto de mineração ainda está em andamento e que está em processo de “teste e instalação” de novos equipamentos de mineração.
O presidente também forneceu um detalhamento das recompensas da mineração até o momento.
A mineração de bitcoins movida a vulcão tem sido um assunto desde a aprovação da Lei Bitcoin, quando Bukele ingressou em diferentes Twitter Spaces onde entusiastas da comunidade sugeriram ao presidente a minerar com energia dos vulcões.
El Salvador é literalmente apelidado de “terra dos vulcões”, e já, a energia geotérmica é responsável por quase um quarto de sua produção doméstica de energia, de acordo com dados oficiais.
A mudança de El Salvador também é uma vantagem para o debate mais amplo sobre a pegada de carbono do bitcoin.
“Um recurso de energia totalmente renovável e inexplorado foi colocado em funcionamento estritamente por causa do bitcoin”, disse o engenheiro de mineração de bitcoin Brandon Arvanaghi. “Bitcoin é o maior acelerador para o desenvolvimento de energia renovável na história.”
Essa investida na mineração ocorreu poucas semanas depois que El Salvador se tornou o primeiro país a declarar o bitcoin com curso legal.
Como parte do lançamento, o governo adicionou centenas de bitcoins ao seu balanço e lançou sua própria carteira virtual nacional – chamada de “Chivo”, ou gíria salvadorenha para “legal” – que oferece transações gratuitas e permite transações rápidas internacionais pagamentos.
Veja também: