A FTSE Russell, está planejando o desenvolvimento de um índice de criptomoedas contendo 43 ativos digitais, de acordo com um relatório do jornal de negócios City AM, de Londres, publicado na segunda-feira (06-dez).

Dois índices de relevância

FTSE Russell é a empresa por trás do índice de referência do mercado de ações do Reino Unido, o FTSE 100, e também pelo índice Russell 2000.

FTSE 100

O FTSE – Financial Times Stock Exchange é o índice de referência do mercado de ações do Reino Unido, assim como o IBOV – Índice Bovespa, para o mercado de ações brasileiro e o S&P – Standard & Poor’s 500, desenvolvido pela NASDAQ.

Gráfico e informações sobre o índice FTSE 100.

Ele é composto por 100 empresas listadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE – London Stock Exchange), abrangendo as denominadas “blue chips”, entre outras companhias.

Blue Chip é um termo normalmente utilizado para designar ações de empresas bem estabelecidas, de grande porte, nacional e internacional, com comprovada lucratividade, principalmente a longo prazo, e com poucas obrigações, resultando em situação econômica e financeira saudável tanto em períodos positivos quanto negativos.

O termo se origina dos Cassinos, que normalmente utilizavam fichas azuis para representar os maiores valores de aposta.

O índice FTSE 100 é visto como um indicador da saúde geral da economia do Reino Unido, bem como um qualificador para as empresas do país.

Representa cerca de 81% do mercado capitalizado da LSE e é formado pelas 100 empresas negociadas na bolsa de valores com maior capitalização de mercado.

Os componentes do índice devem seguir diversos requisitos estabelecidos pelo FTSE Group, incluindo free float e mínimos de liquidez.

Russell 2000

O Russell 2000 Index é um índice do mercado de ações de baixa capitalização que compõe as menores 2.000 ações do Russell 3000 Index.

Gráfico e informações sobre o índice Russel 2000.

Foi iniciado pela Frank Russell Company em 1984. O índice é mantido pela FTSE Russell, uma subsidiária do London Stock Exchange Group.

O Russell 2000 é de longe a referência mais comum para fundos mútuos que se identificam como “small-cap”, enquanto o índice S&P 500 é usado principalmente para ações de grande capitalização.

É a medida mais amplamente citada do desempenho geral das ações de empresas de pequena e média capitalização. O índice representa aproximadamente 10% da capitalização de mercado total do Russell 3000 Index.

Em 31 de janeiro de 2021, a capitalização de mercado média ponderada de uma empresa no índice era de cerca de US$3,8 bilhões; a capitalização média de mercado é de $922 milhões. A capitalização de mercado da maior empresa do índice é de US$28,65 bilhões.

Índice de criptomoedas

O índice de criptomoedas sendo desenvolvido pela empresa deve se juntar aos outros dois índices entre referências de mercado dentro de seus próprios setores, de acordo com Kristien Mierzwa, chefe de estratégia de ETF e desenvolvimento de negócios do FTSE Russell.

“No momento, temos 43 ativos que passaram pelo processo de verificação”, disse Mierzwa. “Este estava claramente se tornando um mercado em que as pessoas queriam dados.”; diz sobre o mercado de criptomoedas.

Os índices serão compatíveis com as regulamentações do Reino Unido e da UE – União Européia, e seu processo de verificação eliminará a grande maioria das 11.000 criptomoedas conhecidas.

Stablecoins e memecoins, como dogecoin, poderiam ser adicionadas, Mierzwa confirmou.

A notícia representa um endosso “bem-vindo” em criptomoedas pelo mundo financeiro dominante do Reino Unido, que costuma ser mais conservador em suas abordagens.

O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, por exemplo, emitiu alertas sobre a potencial ameaça das criptomoedas à estabilidade financeira nas últimas semanas.

Talvez seja uma sinalização de mudança por parte das instituições reguladoras, já que empresas de relevância e maior credibilidade dentro do sistema financeiro tradicional passam a encarar as criptomoedas como ativos digitais legítimos, o que pode favorecer a adoção e diminuir barreiras geopolíticas para o mercado.

Leia mais:

Corretora é hackeada e moedas são enviadas para endereço intitulado “BitMart Hacker”

Banco do Reino Unido impede que clientes façam depósitos na Binance

Nano ganha novo ticker e símbolo monetário

S&P Dow Jones lança novos índices de criptomoedas

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br