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A rede de canais de esportes internacional ESPN anunciou recentemente via release de imprensa o anúncio do seu projeto com Bitcoin: “Futuro dos E-sports – A Ligação Perfeita de Jogos Online com Blockchain”, através da ESPN Global Corporation, pela plataforma de e-Sports mobile ESPN Global.

“Esportes eletrônicos e jogos on-line são uma indústria global de US$ 140 bilhões impulsionada predominantemente por economias de micro-transações digitais”.

Trecho do Comunicado de Imprensa da ESPN Global

Na plataforma online, a E-sports Programming Network trará uma “variedade de jogos, incluindo batalhas e torneios”, onde os jogadores poderão fazer apostas e ganhar dinheiro. O sistema também conta com uma “assinatura premium”, que traz acesso antecipado aos jogos.

Segundo o site oficial da ESPNGlobal, aqueles que se inscreverem ao sistema de assinatura premium receberão 2 airdrops equivalentes ao valor pago na inscrição, que poderão ser gastos nos jogos e apostas da plataforma.

Das criptomoedas inicialmente aceitas na plataforma, depósitos e resgates estarão disponíveis para Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC), Ethereum (ETH) e Ripple (XRP) usando o sistema da CryptoPay. Além disso, esses dados estarão disponíveis no aplicativo de dispositivos móveis do mesmo.

“De acordo com uma pesquisa realizada pela 3EA Limited, um grupo global de consultoria de gestão estratégica, os e-sports e jogos on-line são uma indústria global de US$ 140 bilhões impulsionada predominantemente por economias de microtransações digitais, que acreditamos beneficiar imensamente da integridade e resiliência de a tecnologia Blockchain.”

Chris Parker, um dos diretores da ESPN Global.

Planos da ESPN não acabarão tão cedo

Além da plataforma anunciada acima, a ESPN também anunciou seu “jogo de puzzle de US$ 1 milhão” com Bitcoin, o “Satoshi’s Treasure”. Totalmente baseado em blockchain, foi criado com Satoshi Nakamoto em mente, o pseudônimo do ainda desconhecido criador e “pai” do Bitcoin.

“Com este jogo de quebra-cabeça de US$ 1 milhão, Satoshi’s Treasure, estamos prometendo uma carteira de bitcoin carregada de recompensas cujas chaves serão divididas em 1.000 fragmentos, gerando uma caçada global pelas peças do prêmio.”

Por fim, Parker também afirmou os planos futuros da integração e desenvolvimento da plataforma, além do desenvolvimento de jogos futuros no blockchain: “Nossa Inc. pretende lançar seu IEO (Oferta Inicial de Exchange) da nossa própria SGT (Smart Gaming Token) baseada na plataforma ERC-20”.

“A partir do dia em que iniciarmos nossas operações, daremos brindes de SGTs a todos os jogadores registrados como presente. Além disso, todos os jogadores que perderem dinheiro participando de jogos ou torneios, suas perdas serão cobertas pela nossa corporação e suas carteiras ERC serão creditadas com nossos airdrops SGT, que serão equivalentes às suas perdas.”

Um ano promissor para a indústria dos games

Assim como já discutimos em Análise da Indústria dos Videogames: há oportunidades de compra?, até o momento o ano fiscal de 2020 se mostra promissor para boa parte das grandes empresas.

Dentre as empresas analisadas, a Capcom foi a que mais se aproximou do Bitcoin, com ambos travados a 31% de crescimento naquele momento, algo que a ESPN pode usar como parâmetro para crescimento da própria empresa.

Com a pandemia mantendo muitos ainda presos em casa, as vendas de muitas publishers começaram a entrar em novos picos, assim como jogos mobile e online. Plague Inc. é um dos exemplos de games que chegou a ser banido de tanto sucesso que fez na China, assim que a pandemia começou a se espalhar mundialmente.

Performance da Capcom (CCOEY) no mercado de ações, nos últimos 5 anos
Performance da Capcom (CCOEY) no mercado de ações, nos últimos 5 anos. Fonte: TradingView

Ademais, assim como foi citado pela própria ESPN, muitos jogos gratuitos que dependem totalmente de microtransações como Warface, da MyGames, passaram a arrecadar milhões graças ao aumento da base de jogadores na pandemia. Segundo a empresa, o segundo trimestre de 2020 da empresa enxergou um aumento de 46% em sua receita por conta disso.

Nesse ritmo, previsões passaram a afirmar que a indústria dos games passará a valer cerca de US$ 250 bilhões até 2025, mesmo já levando em consideração que é atualmente mais lucrativa que as indústrias da música e do cinema juntos.

A empresa de análise de dados do mercado de games e e-Sports, NewZoo, afirmou em um relatório que o investimento em produtos para dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.) são os “mais viáveis por terem a barreira mais baixa de entrada”, se referindo à acessibilidade de custos para jogos dessas plataformas, “onde haverá 2.6 bilhões de jogadores”.

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