Passfolio

Intitulada de “The Good, The Bad and The What Do We Do Now?”, em referência ao clássico filme de Clint Eastwood, uma análise de Brianq, da Santiment, mostrou o que ele espera do Ethereum (ETH) nos próximos meses.

O mês de julho foi ótimo para o Ethereum, com o preço do ETH subindo cerca de 58% em apenas três semanas. Uma movimentação desse tamanho pode até acontecer com frequência entre altcoins com baixa capitalização de mercado, mas é rara para ETH ou BTC.

O otimismo possivelmente veio com a empolgação em torno do “The Merge”, esperado para final de setembro. A atualização deve finalmente mudar o modelo de consenso do Ethereum de Proof-of-Work para Proof-of-Stake. “Será um caso de comprar no boato e vender na notícia?”, o analista levantou o questionamento.

Fato é que o volume social do ETH tem visto alguns novos picos, o que significa que as pessoas estão discutindo mais sobre o Ethereum nas redes sociais em determinados momentos. 

Passfolio
Volume social do Ethereum
Volume social do Ethereum

O analista da Santiment notou que a maioria dos picos está ocorrendo perto dos fundos de preço, indicando que muita capitulação está acontecendo. Estes são grandes sinais de uma reviravolta, particularmente o último grupo de picos de volume social.

O cenário otimista

O primeiro bom sinal para o ETH, de acordo com a empresa de análises on-chain, é o número de endereços ativos diariamente. Como pode ser observado no gráfico abaixo, o nível de endereços ativos está voltando para o mesmo de quando o preço estava bem mais alto. Isso nunca é um mau sinal, afirmou Brianq.

Endereços ativos por dia
Endereços ativos por dia

Um segundo sinal “bullish” para o ETH é o sentimento social ponderado. Apesar do aumento significativo da atividade de endereços, não há tantas pessoas assim falando de ETH agora, de acordo com o analista.

O viés ainda está bastante negativo por conta da massiva correção de 80% desde a alta histórica do ativo em novembro do ano passado. Essa métrica pode ser comparada ao “medo e ganância”, se o investidor quiser nadar contra a maré.

Sentimento social ponderado do Ethereum
Sentimento social ponderado do Ethereum, métrica da Santiment

O cenário pessimista

Mas nem tudo pode dar certo quando estamos falando de criptomoedas. E alguns dados ainda são alarmantes para o preço do ether nos próximos meses. Um desses dados é o saldo das corretoras. Desde o final de abril, a porcentagem de ETH em exchanges tem aumentado constantemente.

Aparentemente os últimos desenvolvimentos do Ethereum não foram o suficiente para fazer com que os traders estejam confortáveis o suficiente para tirar suas moedas das corretoras, o que deixa elas mais disponíveis a serem vendidas no futuro.

Supply de ETH em corretoras
Supply de ETH em corretoras

Por último, o MVRV é outro dado on-chain que ainda está pessimista para o ETH no curto prazo. 

“A média de ganhos em Ethereum entre os traders nos últimos 30 dias foi assustadoramente super-inflada. Em uma métrica onde qualquer coisa acima de +15% é um sinal de que os lucros de uma rede estão começando a ficar superaquecidos, a MVRV de 30 dias do ETH chegou em um espantoso +33%. Está um pouco mais estável, e voltou a cair para +8%. Mas até que esta métrica volte abaixo de 0%, vai haver algum risco escalonado para se preocupar enquanto os traders médios ainda estiverem lucrando a médio prazo.”

MVRV do ETH
MVRV do ETH

Mas, agora, diante destes dados apresentados pela Santiment, onde fica a sua opinião em relação ao preço do Ethereum? Comente no nosso servidor no Discord dentro do canal “chat-cripto”.

Leia mais:

Passfolio