Um especialista jurídico que está cobrindo de perto o caso da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a Ripple acredita que o Ethereum (ETH) pode desempenhar um papel fundamental na batalha no tribunal.

A SEC abriu um processo contra Ripple em dezembro de 2020, alegando que a empresa com sede em San Francisco vendeu os tokens XRP como títulos não registrados (securities).

O advogado Jeremy Hogan disse a seus quase 132 mil seguidores no Twitter que o caso está se tornando mais complicado depois que Ripple levantou a questão sobre se o próprio ether (ETH) é um security.

“Ocupado com o trabalho ontem, perdi este arquivo INCRÍVEL da Ripple – seu movimento para obrigar as respostas aos interrogatórios.

Por exemplo: Ripple faz a pergunta que fizemos ao presidente Gensler – “O Ether é um security?” e ainda não [obteve resposta], mas acredito que a SEC será FORÇADA a responder.”, tuitou Hogan.

O advogado explica por que responder a pergunta é difícil para a SEC.

“Se a resposta for‘ não ’, isso abre a porta para que Ripple compare o XRP com o Ether. E como sabemos, somente o Ethereum teve um ICO …

‘Sim’ não é uma resposta politicamente compreensível para a SEC.”

O dilema surge de uma declaração de 2018 feita por William Hinman, então diretor da divisão de finanças corporativas da SEC, que disse que o Ethereum não conta como um título e que as ofertas e vendas de ETH não são transações de títulos reais.

Mas em seu depoimento em julho, Hinman disse que advertiu um funcionário da Ripple que considerava o XRP um título não registrado.

Hogan diz acreditar que trazer à tona a classificação da ETH é uma posição vencedora para Ripple.

“Se a SEC responder [a pergunta] com ‘Não determinamos ainda’, que é o que eu acho que a resposta virá eventualmente deles, então isso joga no argumento de defesa de aviso justo do Ripple.

Para Ripple, a pergunta ‘Ether é um security?’ É uma vitória, ‘vitória?’ ou vitória.”

Co-fundador do Ethereum já comparou ETH com XRP

Embora para alguns a comparação não pareça fazer sentido, o próprio Vitalik Buterin, o mais conhecido co-fundador do Ethereum, já acreditou que havia similaridade entre os tokens.

No vídeo publicado acima, Vitalik diz que a pré-venda de ETH é uma oportunidade para qualquer pessoa adquirir os tokens ether, “a moeda interna dentro do sistema Ethereum, como a XRP e Ripple“.

A estratégia de defesa da Ripple não está atacando o Ethereum pela primeira vez. Logo no início do processo, a empresa defendeu que o XRP era uma moeda alternativa melhor que o Bitcoin e o Ethereum, que seriam duas criptomoedas “controladas pela China”.

Na época, Vitalik respondeu que a XRP se tratava de uma shitcoin (‘moeda de merda’) ​​e que a equipe da Ripple estava se afundando em “novos níveis de estranheza”.

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br