Enquanto a Ripple se prepara para a batalha judicial contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), a advogada Mary Jo White, ex-presidente da SEC, parece ter escolhido seu lado.

Em uma entrevista à revista Fortune, White, que atuou como a 31ª presidente da SEC de 2013 a 2017, revela que não está convencida de que o processo da SEC contra Ripple, que acusa a empresa de vender títulos não registrados na forma de XRP, tenha mérito.

“Não há como amenizar. Eles (SEC) estão totalmente errados legal e factualmente.”, afirmou ela na entrevista.

O momento do processo parece suspeito para White, que observa que o caso foi aberto enquanto muitos funcionários seniores da SEC, incluindo o ex-presidente Jay Clayton, estavam se retirando, embora as alegações dentro do processo datem de 2012.

“Como ex-procuradora dos EUA e presidente da SEC, você sabe que, quando leva tanto tempo para resolver um caso, provavelmente não deveria apresentá-lo. Não é algo que eu faria saindo pela porta.”

A ex-presidente da SEC observa que a falta de clareza regulatória em torno do setor de criptomoeda diminui ainda mais a legitimidade do caso da SEC contra Ripple. White diz à Fortune que acredita que o processo é arbitrário, especialmente considerando que a agência declarou recentemente que o Ethereum (ETH), uma criptomoeda criada em 2015, não é um título.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

No final das contas, White está convencido de que as principais vítimas do processo até agora foram investidores – os próprios indivíduos que a SEC busca proteger – já que “US$ 15 bilhões em capitalização de mercado foram perdidos” para os detentores de XRP, de acordo com White.

White admite que, no que diz respeito à sua capacidade de regular o sistema financeiro, os recursos da SEC são limitados. No entanto, o setor de criptomoeda precisa urgentemente de clareza regulatória e deve ser uma das principais prioridades da agência.

“Você tem recursos escassos e tem que escolher seus lugares. A cripto-paisagem é crítica e há uma necessidade profunda de clareza.”, concluiu.

Veja também: Ex-executivo da SEC afirma que caso contra a Ripple não é “golpe certeiro”


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!