O governo finlandês doará parte de seu holding de bitcoins para apoiar esforços ucranianos na guerra com a Rússia.

Apesar da Rússia e da Ucrânia estarem em confronto sem a ajuda militar de aliados, a Ucrânia vem recebendo apoio na forma de financiamentos, armas, e suprimentos médicos e alimentícios de diversas nações da União Europeia e dos EUA.

Os ativos digitais fazem parte destas doações, e também têm sido uma característica essencial na guerra, uma vez que empresas, indivíduos e governos relacionados a criptoativos enviaram doações em bitcoin e altcoins para o país invadido. 

Mesmo com os benefícios recebidos, na semana passada o governo ucraniano criou esforços para limitar o acesso de sua população a ativos digitais.

Finlândia contribui com doação

Ao longo dos anos, o governo finlandês liderou diversas operações contra traficantes e outros criminosos ao longo dos últimos anos. Como resultado, confiscou quase $77 milhões de dólares em bitcoin, cerca de $383 reais. 

O governo anunciou que está disposto a doar uma parte dessa quantia para apoiar a Ucrânia.

A iniciativa foi discutida no início deste ano, e passou pelo presidente Sauli Niinistö. No entanto, a decisão sobre se e quanto do BTC apreendido será doado à Ucrânia ainda não foi tomada, e está nas mãos do Ministério das Finanças e do Ministério das Relações Exteriores. 

Autoridades da Alfândega finlandesa, entidade que detém as apreensões de bitcoin, planejam dar os quase 1.890 BTC nas mãos de dois prestadores de serviços de bens digitais, Coinmotion e Tesseract, para que sirvam como corretores e posteriormente enviem o equivalente do valor em moeda fiduciária para a Ucrânia.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.