A Casa da Moeda foi retirada do plano de privatizações do governo federal após uma reunião do conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), vinculado ao Ministério da Economia.

De acordo com a Agência Brasil, a decisão foi anunciada em entrevista à imprensa na quarta-feira (25). Mas não é de hoje que os planos de privatizações não andam, até mesmo a TV Lula ainda não foi vendida pelo governo Bolsonaro, uma das promessas do atual presidente em época de campanha.

A Casa da Moeda é atualmente uma empresa estatal responsável pela fabricação de papel-moeda no Brasil. Mesmo se privatizada, ela continuaria subordinada ao Banco Central do Brasil, autarquia que supervisiona o sistema financeiro do país.

A empresa administrada pelo Estado passou por problemas de gestão e foi afetada pelo fim do monopólio a partir de uma lei de 2017, que permitiu que o Banco Central contratasse fornecedores estrangeiros para a fabricação de moeda. Ironicamente, a Casa da Moeda demitiu mais de 100 funcionários por falta de dinheiro, em agosto de 2019.

Passfolio

Em setembro do mesmo ano, Fernando Ulrich, conhecido por ser um entusiasta do Bitcoin e da Escola Austríaca de Economia, tornou-se conselheiro da Casa da Moeda. Mesmo assim, a empresa seguiu fabricando apenas reais e não minerou nenhum bitcoin.

Em outubro de 2019, a empresa foi incluída no programa de concessões por meio de um decreto presidencial. Ao final daquele ano, a Casa da Moeda apresentou um rombo de cerca de R$ 100 milhões. De lá para cá, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) gastou 2,8 milhões de reais para realizar um estudo de viabilidade do negócio.

Após toda essa gastança de dinheiro público, o governo descartou a ideia de vender a empresa. Assim, os possíveis próximos prejuízos continuarão sendo socializados.

Qual a sua opinião sobre a Casa da Moeda continuar sendo uma empresa pública? Deixe seu comentário logo abaixo da matéria.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.