Passfolio

A lucratividade da mineração de bitcoin caiu desde novembro, após alguns meses muito lucrativos, disse a Arcane Research hoje (22) em seu relatório mensal.

No mês seguinte à repressão da China ao setor de mineração, o hashrate de bitcoin caiu quase pela metade. Então com menos competição dos mineradores chineses e preços crescentes do bitcoin, os mineradores restantes viram os retornos crescerem de forma constante até novembro, de acordo com os dados da Arcane. 

Fluxo de caixa da mineração mostra os lucros desse mes
Fluxo de caixa da mineração de 1 BTC – Fonte: Arcane Research

A chefe de mineração da Galaxy Digital, Amanda Fabiano, comparou o período a uma “corrida do ouro” em uma entrevista interna com o CoinDesk.

Mas entre 9 de novembro e 22 de dezembro, os fluxos de caixa da mineração de bitcoin usando o Antminer S19 da Bitmain diminuíram 36%, disse Jaran Mellerud, pesquisador da Arcane, da Noruega, ao CoinDesk. 

Passfolio

Para o S9, eles caíram 50%, disse ele. Mellerud atribuiu a queda a “uma queda de 28% no preço do bitcoin no mesmo período, juntamente com um aumento de 12% na dificuldade [de mineração]”. 

A lucratividade da mineração usando S19s caiu para os níveis vistos pela última vez em julho, de acordo com dados da Arcane. 

múltiplo de custo de mineração
Preço do Bitcoin dividido pelo custo de mineração de 1 BTC – Fonte: Arcane Research

A dificuldade de mineração tem aumentado desde o final de julho, mostram os dados do explorador de bitcoin Blockchain.com, à medida que mineiros chineses deslocados encontraram novos locais para suas operações e novos investimentos entraram em operação, especialmente na América do Norte.

hashrate voltando ao normal
Taxa de hash total (TH/s) – Fonte: Blockchain.com 

Dificuldade de minerar 

A dificuldade de minerar um bloco de bitcoin ajusta-se automaticamente com base no hashrate para manter estável o tempo necessário para minerar um bloco.

As maiores mineradoras de capital aberto “têm muitos ASICs [circuitos integrados de aplicativos específicos] programados para entrega em 2022”, disse Mellerud. 

Dadas essas entregas e o fato de que as mineradoras chinesas ainda estão se conectando, o hashrate provavelmente continuará a aumentar no próximo ano. Isso significa que os “superlucros” que vimos em 2021 “continuarão caindo nos primeiros meses de 2022”, disse Mellerud.

Leia mais: Resiliência: Hashrate do Bitcoin volta para alta histórica

À medida que mais máquinas forem instaladas, a dificuldade de mineração aumentará e as margens de lucro diminuirão. Mas a lucratividade, em última análise, depende do preço do bitcoin, disse Mellerud. Se “aumentar mais rápido do que todo o novo hashrate entrando online em 2022, poderemos ver períodos em 2022 com superlucros semelhantes aos de 2021”, disse ele.

Mineradores mãos de diamante

Entre todos os agentes da rede Bitcoin, os mineradores não têm a reputação de serem “mãos de diamante” já que desde o início eles têm sido uma fonte consistente de pressão vendedora. Porém, talvez sua reputação precise de uma revisão!

“Nos últimos dois anos, o comportamento dos mineradores passou por uma transformação”, afirmou a Glassnode em relatório mais recente. “O minerador típico em 2021 é mais resistente do que suas gerações anteriores”.

Se antes era comum presenciar a venda dos satoshis pelos mineradores, desde 2019 que os mineiros estão agora depositando mais suprimentos cunhados em seus tesouros do que antes.

mineradores guardando bitcoin
O suprimento não gasto do minerador de Bitcoin está atualmente situado apenas 500 BTC abaixo do ATH – Fonte: Glassnode 

Portanto, se os mineiros evoluírem para HODLers, um grupo que era naturalmente incentivado a gastar, adquirir novos Bitcoins no futuro pode se tornar extremamente difícil.

Leia Mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.