Os futuros de Bitcoin têm crescido em popularidade desde que a Chicago Mercantile Exchange (CME) e a Chicago Board Options Exchange (CBOE) abriram essa opção de negociação para investidores no final de 2017.

Agora, no início de 2020, o crescimento é notável com mais de 20 bilhões de dólares sendo negociados em diversas criptomoedas e exchanges tradicionais ontem (8/1).

Continue lendo:
++ Banco Central Europeu não vai impedir soluções de moedas privadas
++ Novas profissões criadas graças ao Bitcoin
++ Telegram sai vitorioso do confronto contra a SEC

De acordo com a Skew Analytics o volume diário agregado de futuros de Bitcoin em 12 bolsas estava em alta na semana passada – culminando em um pico de mais de US$ 20 bilhões ontem.

gráfico do volume diário agregado de futuros de bitcoin
O volume agregado das 12 bolsas ultrapassou a marca de 20 bilhões de dólares.

A maior parte da ação veio das exchanges OKEx, Huobi e BitMEX – com a Binance também aparecendo com bastante destaque depois de alguns dias do lançamento de opções de negociação de futuros de altcoin.

No que diz respeito às opções institucionais, como o CME e o Bakkt estabelecido fisicamente, sua presença ainda é bastante pequena.

Um ano para negociação de derivativos?

Embora em apenas alguns dias até 2020, a tendência ascendente do volume diário para negociação de futuros parece indicar que este pode ser um grande ano para negociação de derivativos.

Em novembro de 2019, a Bakkt, considerada uma ferramenta de ponte muito importante entre investidores institucionais e Bitcoin, mostrou um crescimento impressionante após um início lento.

Ele alcançou um recorde histórico de US$ 42,5 milhões em futuros de Bitcoin por um dia no final do ano passado.

Além disso, a CME, a maior bolsa de futuros do mundo, deve lançar opções de Bitcoin em seus contratos de futuros já na próxima semana, em resposta ao aumento do interesse de seus investidores.

A CME anunciou que havia arquivado para dobrar o limite mensal de posições abertas futuras de Bitcoin para 10.000 BTC em setembro do ano passado, devido a esse aumento da demanda.

Como mencionado acima, não são apenas os futuros de Bitcoin que estão ganhando interesse. A Binance está abrindo negociações de futuros – com alavancagem de 75x – para muitas das 20 principais altcoins. Trocas como o StormGain também permitem transações com alto multiplicador em criptomoedas como Bitcoin, Litecoin, Ethereum e XRP.

O que a negociação de futuros pode fazer pelo Bitcoin?

Muitos lerão esses volumes diários agregados com satisfação, pois isso pode indicar um mercado de Bitcoin em amadurecimento.

Em primeiro lugar, há a injeção institucional que está crescendo. Além disso, o fato de o investimento em um ativo tão novo e volátil com um produto tradicional estar em alta pode indicar um interesse maior no mercado de criptomoedas.

Dito isto, há também um contraponto. Alguns acham que o comércio de derivativos como esse permite um forte comércio especulativo – o que pode ser prejudicial ao mercado geral de Bitcoin.

Os comerciantes têm a oportunidade de apostar essencialmente no movimento do Bitcoin sem muita necessidade de entendimento da tecnologia ou do ecossistema em geral.

Mas o que você acha disso? Queremos saber sua opinião nos comentários abaixo!