“É uma questão de quando isso acontecerá,” segundo o Ministro Denis Manturov, sobre avanços desta semana na legislação relacionada à criptomoedas da Duma Federal russa.
O Ministro da Indústria e Comércio russo, Denis Manturov, reconhece que a legalização de criptomoedas é uma tendência atual, e que a Federação Russa pretende seguir os passos de outros países nesta direção.
Durante uma maratona educacional, organizada pela sociedade russa Knowledge, o funcionário do governo elaborou, dizendo que “é uma questão de quando isso acontecerá, como acontecerá, e como será regulamentado.” Informando também que o Banco Central e o governo do país estão “ativamente engajados nisso.”
Todos estão entendendo que esta é uma tendência da época e, mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro, a regulamentação será feita.
Manturov enfatizou que leis e regras ainda precisam ser adotadas e formuladas. Nesse ano, as autoridades russas têm se debruçado sobre o futuro das criptomoedas e atividades relacionadas, tais como comércio e mineração, com visões opostas se chocando durante deliberações.
Enquanto o Banco Central da Rússia propôs uma proibição geral das operações, citando ameaças ao sistema financeiro do país, o Ministério das Finanças acredita que criptomoedas deveriam ser regulamentadas, e apresentou um novo projeto de lei sobre moedas digitais, que deve ser adotado ainda este ano.
O Ministério também tem trabalhado na questão da tributação da renda e dos lucros de transações com ativos digitais. Esta semana, a Câmara Baixa do Parlamento russo, a Duma Federal, aprovou em primeira leitura um projeto de lei adaptado para regulamentar o assunto.
A maioria das instituições em Moscou se alinhou com a abordagem do Ministério das Finanças, incluindo o governo federal, que apoiou o conceito regulatório do departamento em fevereiro. Em contrapartida, a maioria também concorda com a posição do Banco Central de que criptomoedas não devem ser reconhecidas como um meio de pagamento.
Leia também: